Na mira: Gol, Corsa e HB20 são os carros mais visados por criminosos
Na mira: Gol, Corsa e HB20 são os carros mais visados por criminosos. Veja qual o percentual de furto e roubo de cada um.
Apesar de uma queda geral de 6,8% nos casos de roubo e furto de carros na região metropolitana de São Paulo em 2024, alguns modelos continuam sendo alvos frequentes dos criminosos. Segundo a Ituran Brasil, Gol Corsa e HB20 são os carros mais visados por criminosos.
Os dados foram coletados com base nas informações da Secretaria de Segurança Pública e mostram também que foram registrados 20.102 casos de janeiro a abril do ano passado. No mesmo período de 2024, esse número caiu para 18.721 ocorrências.
Quais os carros mais visados por criminosos?
No ranking dos carros mais visados estão VW Gol e Chevrolet Corsa ficam na frente do HB20. No entanto, o hatch da Hyundai se mantém como um dos favoritos dos criminosos.
Na análise da Ituran, o Gol teve uma redução de 13% no número de ocorrências no Estado, principalmente na capital. Ainda assim, o modelo da VW é o preferido há anos.
O Chevrolet Corsa também apresentou uma redução no número de ocorrências, só que mais tênue, de 4%, considerando o acumulado da capital e região metropolitana.
Já o HB20 apresentou um aumento considerável de 6,5% na ocorrência de roubos e furtos na capital e região metropolitana.
“Apenas na cidade de São Paulo foram registradas 700 ocorrências em 2024, comparadas a 535 em 2023, um aumento de 31,2% só na capital. Outro destaque é o modelo Fiat Strada, que entrou no ranking com um aumento de 74% de ocorrências para esse modelo apenas na Cidade de SP (capital).
A tendência é que esse modelo fique em destaque nos próximos meses para reposição de peças, pois em maio foi o veículo mais vendido em 2024”, ressalta Fernando Correia, gerente de operações da Ituran.
Leia também:
Panorama da Região Metropolitana de São Paulo
Na cidade de São Paulo, a Zona Leste é onde mais ocorrem os furtos e roubos, com Itaquera liderando o ranking (338 ocorrências), um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Ipiranga apresentou um aumento de 18%, enquanto o Tatuapé teve um aumento de 12%.
Entre as cidades da região metropolitana, Guarulhos teve destaque com um aumento de 16% no número de ocorrências de roubo, passando de 932 casos em 2023 para 1.090 em 2024.
Em contrapartida, outras cidades mostraram quedas notáveis: Santo André teve uma redução de 22%, São Bernardo do Campo uma queda de 15%, e Osasco uma diminuição de 23%.
“Observamos que cerca de 79% dos casos são predominantemente furtos. Esses incidentes geralmente ocorrem durante a manhã ou à tarde, quando as pessoas costumam estacionar seus carros por longos períodos em locais de pouca movimentação. A melhor forma de prevenção é estacionar em lugares seguros e priorizar o uso de dispositivos de segurança e rastreamento”, destaca Correia.
O especialista destaca que a maior parte desses casos ocorrem por meio de furtos, em que não há ameaça direta à vítima, e o veículo é levado sem que o motorista perceba em um primeiro momento.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.