Na mira: Gol, Corsa e HB20 são os carros mais visados por criminosos

Apesar de uma queda geral de 6,8% nos casos de roubo e furto de carros na região metropolitana de São Paulo em 2024, alguns modelos continuam sendo alvos frequentes dos criminosos. Segundo a Ituran Brasil, Gol Corsa e HB20 são os carros mais visados por criminosos. 

Os dados foram coletados com base nas informações da Secretaria de Segurança Pública e mostram também que foram registrados 20.102 casos de janeiro a abril do ano passado. No mesmo período de 2024, esse número caiu para 18.721 ocorrências.

Gol, Corsa e HB20 são os carros mais visados pelos criminosos - Foto: Divulgação
Gol, Corsa e HB20 são os carros mais visados pelos criminosos – Foto: Divulgação

 

Quais os carros mais visados por criminosos?

No ranking dos carros mais visados estão VW Gol e Chevrolet Corsa ficam na frente do HB20. No entanto, o hatch da Hyundai se mantém como um dos favoritos dos criminosos. 

Na análise da Ituran, o Gol teve uma redução de 13% no número de ocorrências no Estado, principalmente na capital. Ainda assim, o modelo da VW é o preferido há anos. 

O Chevrolet Corsa também apresentou uma redução no número de ocorrências, só que mais tênue, de 4%, considerando o acumulado da capital e região metropolitana.

Já o HB20 apresentou um aumento considerável de 6,5% na ocorrência de roubos e furtos na capital e região metropolitana. 

“Apenas na cidade de São Paulo foram registradas 700 ocorrências em 2024, comparadas a 535 em 2023, um aumento de 31,2% só na capital. Outro destaque é o modelo Fiat Strada, que entrou no ranking com um aumento de 74% de ocorrências para esse modelo apenas na Cidade de SP (capital).

A tendência é que esse modelo fique em destaque nos próximos meses para reposição de peças, pois em maio foi o veículo mais vendido em 2024”, ressalta Fernando Correia, gerente de operações da Ituran.

Fonte: Ituran
Fonte: Ituran 

Leia também:

Mais de 100 mil roubos de veículos registrados em 2023 – Essa pode ser a solução para você não ser mais uma vítima.

Panorama da Região Metropolitana de São Paulo

Na cidade de São Paulo, a Zona Leste é onde mais ocorrem os furtos e roubos, com Itaquera liderando o ranking (338 ocorrências), um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

O Ipiranga apresentou um aumento de 18%, enquanto o Tatuapé teve um aumento de 12%.

Entre as cidades da região metropolitana, Guarulhos teve destaque com um aumento de 16% no número de ocorrências de roubo, passando de 932 casos em 2023 para 1.090 em 2024. 

Em contrapartida, outras cidades mostraram quedas notáveis: Santo André teve uma redução de 22%, São Bernardo do Campo uma queda de 15%, e Osasco uma diminuição de 23%.

“Observamos que cerca de 79% dos casos são predominantemente furtos. Esses incidentes geralmente ocorrem durante a manhã ou à tarde, quando as pessoas costumam estacionar seus carros por longos períodos em locais de pouca movimentação. A melhor forma de prevenção é estacionar em lugares seguros e priorizar o uso de dispositivos de segurança e rastreamento”, destaca Correia.

O especialista destaca que a maior parte desses casos ocorrem por meio de furtos, em que não há ameaça direta à vítima, e o veículo é levado sem que o motorista perceba em um primeiro momento. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar