Na contramão da Caoa Chery, Mercedes renova contrato de trabalhadores

Cerca de 300 trabalhadores temporários da Mercedes-Benz tiveram seus contratos renovados por um período adicional de doze meses.

Cerca de 300 trabalhadores temporários da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, tiveram seus contratos renovados por um período adicional de doze meses. Os operários, que trabalham na linha de produção de caminhões, ônibus e eixos, haviam sido contratados pela empresa um ano atrás.

Mercedes-Benz vai no caminho inverso ao da Caoa Chery

Montagem de caminhão (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Desta forma, a montadora alemã segue caminho oposto de fabricantes como a Caoa Chery, que recentemente demitiu todos os cerca de 600 funcionários de sua fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo. A notícia é ainda mais positiva pelo fato de a renovação dos contratos de trabalho se dar num período em que a montadora concedeu férias coletivas devido à escassez de componentes.

“Considerando a atual demanda de mercado, bem como a necessidade de recuperar volume de produção até o fim de 2022, comunicamos que os colaboradores contratados sob regime temporário, com vencimento em 31 de maio de 2022, terão os seus respectivos contratos de trabalho postergados por doze meses, até 31 de maio de 2023”, afirma a Mercedes-Benz em comunicado.

No mês de março, dois grupos de 600 trabalhadores cada se ausentaram por doze dias e, em abril, a empresa colocou outros 5,6 mil profissionais em férias por quinze dias, estes com retorno previsto para 3 de maio.

Linha de montagem em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A falta de componentes também tem interrompido a produção da Scania, também em São Bernardo do Campo. Em abril houve parada na produção por três dias e seriam outras três em maio, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Sindicato negocia renovação de mais contratos

Montagem de caminhão (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, após conversas com a Mercedes-Benz foi tomada a decisão de renovar os contratos em maio.

“A questão do emprego é fundamental e importante, ainda mais no cenário em que estamos atravessando, com milhares de desempregados, carestia, inflação alta, falta de peças e férias coletivas por causa disso. Portanto, em momentos sombrios como este, trata-se de uma grande vitória”, declarou Selerges em entrevista à agência AutoData.

Selerges afirmou que buscará a Mercedes-Benz para discutir a questão dos temporários cujos contratos vencem em outubro e dezembro para que igualmente possam ser renovados.

Com informações da agência AutoData

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile