Mustang Shelby GT350R tem rodas de fibra de carbono de série

Rodas pesam menos e trazem diversos benefícios ao motorista na hora de guiar o carro

O Ford Mustang Shelby GT350R passa a contar com rodas de fibra de carbono de série. Consideravelmente mais leves, elas melhoram os tempos de resposta da suspensão e otimizam a performance do carro em geral. Ainda não há data de lançamento oficial do automóvel.

O equipamento será importado da empresa australiana Carbon Revolution, fornecedora da Ford. Será a primeira vez que uma montadora irá encarar o desafio de produzir o item em massa já que até então ele só é oferecido como item de reposição ou como opcional em um único fabricante dos chamados “supercarros”, a Koenigsegg.

Para serem aprovadas pelos executivos da empresa norte-americana, as rodas precisaram passar por testes que medem a resistência a impactos e a exposição de raios ultravioletas e substâncias químicas, além de provas de durabilidade em situações de calor extremo. Em uma delas, por exemplo, foi medido o impacto do carro contra o meio-frio para avaliar os efeitos danosos gerados no pneu e na roda.

Performance elevada

Como já explicitado no começo do texto, as rodas pesam menos. De acordo com a Ford, elas têm pouco mais de oito quilos cada, sete a menos que as confeccionadas com alumínio. Assim, a redução na pesagem atua de forma benéfica nos sistemas de acelerações e frenagem. Mais leves, os itens ainda necessitaram que os amortecedores fossem recalibrados, tudo para que o Shelby possa responder corretamente nas curvas.

Segundo Adam Wirth, supervisor de Chassi da Ford Performance, além de serem mais rígidas e melhorarem a direção do automóvel, as rodas podem representar uma nova era para a indústria automobilística.  “Acreditamos que elas são um divisor de águas e um grande exemplo de melhoria da performance através da inovação”, diz.

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile