Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla

Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla. Veja o que o CEO da Tesla falou sobre o sistema de direção autônoma.

Elon Musk, conhecido por suas promessas ambiciosas, e algumas vezes, controversas, admitiu que a Tesla terá que arcar com custos significativos para cumprir parcialmente suas promessas sobre o sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD)

A questão central gira em torno da compatibilidade do hardware dos veículos mais antigos com as últimas atualizações do FSD. 

Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla

Desde 2016, a Tesla tem prometido que seus veículos teriam o hardware necessário para suportar a direção autônoma completa, incluindo o chamado “nível 5”, em que o carro opera sem qualquer intervenção humana. 

No entanto, ao longo dos anos, a empresa enfrenta desafios técnicos e a necessidade de um hardware mais potente para alcançar essa visão. 

Em 2019, a Tesla introduziu o computador HW3, projetado para permitir as funções de direção autônoma prometidas. Para cumprir a promessa de que os carros vendidos desde 2016 seriam compatíveis, a empresa oferece atualizações gratuitas para o HW3 para os proprietários interessados. 

Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla - Foto: Divulgação
Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla – Foto: Divulgação

 

Em 2023, a empresa lançou o HW4, um hardware ainda mais poderoso, que supostamente permitiria a direção autônoma completa. Além disso, afirmou que o sistema seria ajustado para ser compatível com os veículos equipados com o HW3. 

Mas em outubro de 2024, Elon Musk começou a sinalizar que os veículos com HW3 poderiam não ser capazes de aproveitar os últimos avanços em direção autônoma, e, portanto, não seriam totalmente compatíveis com o FSD. 

Musk admitiu que o HW4 tem uma capacidade significativamente maior que o antecessor, tornando mais fácil implementar as funcionalidades do FDS. No entanto, expressou preocupação de que o HW3 poderia não atingir o nível de segurança necessário para a direção autônoma não supervisionada. 

Tesla Model Y - carro mais vendido de 2024 no mundo - Foto: Divulgação
Caption

A solução

Diante da incompatibilidade, o CEO da Tesla confirmou que a empresa vai atualizar gratuitamente o hardware para HW4 para os veículos que adquiriram o pacote FSD no momento da compra. 

Essa decisão, embora resolva o problema para um grupo de proprietários, exclui aqueles que optaram por não comprar o FSD inicialmente, esperando para assiná-lo no futuro. 

A Tesla vai cumprir parcialmente sua promessa, atualizando o hardware para aqueles que investiram no FSD no momento da compra. Porém, aqueles que adiaram a aquisição vão ter que arcar com o custo da atualização do hardware para aproveitar os recursos mais avançados de direção autônoma. 

O que achou da decisão de Musk? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Especialistas dizerm que Tesla está em colpaso, e pode ser que empresa de Musk não se recupere

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA