Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla
Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla. Veja o que o CEO da Tesla falou sobre o sistema de direção autônoma.
Elon Musk, conhecido por suas promessas ambiciosas, e algumas vezes, controversas, admitiu que a Tesla terá que arcar com custos significativos para cumprir parcialmente suas promessas sobre o sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD).
A questão central gira em torno da compatibilidade do hardware dos veículos mais antigos com as últimas atualizações do FSD.
Musk admite que estava errado e não cumprirá promessa da Tesla
Desde 2016, a Tesla tem prometido que seus veículos teriam o hardware necessário para suportar a direção autônoma completa, incluindo o chamado “nível 5”, em que o carro opera sem qualquer intervenção humana.
No entanto, ao longo dos anos, a empresa enfrenta desafios técnicos e a necessidade de um hardware mais potente para alcançar essa visão.
Em 2019, a Tesla introduziu o computador HW3, projetado para permitir as funções de direção autônoma prometidas. Para cumprir a promessa de que os carros vendidos desde 2016 seriam compatíveis, a empresa oferece atualizações gratuitas para o HW3 para os proprietários interessados.
Em 2023, a empresa lançou o HW4, um hardware ainda mais poderoso, que supostamente permitiria a direção autônoma completa. Além disso, afirmou que o sistema seria ajustado para ser compatível com os veículos equipados com o HW3.
Mas em outubro de 2024, Elon Musk começou a sinalizar que os veículos com HW3 poderiam não ser capazes de aproveitar os últimos avanços em direção autônoma, e, portanto, não seriam totalmente compatíveis com o FSD.
Musk admitiu que o HW4 tem uma capacidade significativamente maior que o antecessor, tornando mais fácil implementar as funcionalidades do FDS. No entanto, expressou preocupação de que o HW3 poderia não atingir o nível de segurança necessário para a direção autônoma não supervisionada.
A solução
Diante da incompatibilidade, o CEO da Tesla confirmou que a empresa vai atualizar gratuitamente o hardware para HW4 para os veículos que adquiriram o pacote FSD no momento da compra.
Essa decisão, embora resolva o problema para um grupo de proprietários, exclui aqueles que optaram por não comprar o FSD inicialmente, esperando para assiná-lo no futuro.
A Tesla vai cumprir parcialmente sua promessa, atualizando o hardware para aqueles que investiram no FSD no momento da compra. Porém, aqueles que adiaram a aquisição vão ter que arcar com o custo da atualização do hardware para aproveitar os recursos mais avançados de direção autônoma.
O que achou da decisão de Musk? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Especialistas dizerm que Tesla está em colpaso, e pode ser que empresa de Musk não se recupere
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.