Tags

Serviços

Mulher ao volante, perigo constante?

Créditos: Foto: State Farm/Flickr

Nada disso! Pesquisas apontam que os homens têm mais probabilidade de cometer infrações e também de causar acidentes

A pergunta do título desta matéria já é conhecida. E mais: não é incomum encontrar pessoas no trânsito reclamando que alguma “barbeiragem” foi feita porque a motorista era uma mulher. Porém, estudos realizados ao redor do mundo, bem como a variação do preço de seguro para condutores masculinos e femininos, mostram que os homens são mais suscetíveis a acidentes de trânsito e também a cometer infrações do que as mulheres.

Foto: Divulgação / Wikimedia
Estudo aponta que mulheres dirigem melhor que os homens | Foto: Divulgação / Wikimedia
Estudo aponta que mulheres dirigem melhor que os homens

Por exemplo, um levantamento feito pela Privilege Insurance, empresa de seguros britânica que monitorou 50 motoristas enquanto dirigiam e outros 200 fora dos automóveis em um dos cruzamentos mais movimentados de Londres, na Inglaterra, o Hyde Park Corner, concluiu que os rapazes são mais perigosos ao volante.

De acordo com os resultados deste estudo, que podem ser observados no infográfico abaixo, as mulheres tiveram os melhores resultados nos quesitos “velocidade apropriada perto de semáforo”, “parar com segurança na luz amarela”, “dirigir muito próximo do veículo da frente” e “usar os retrovisores de modo adequado”, entre outros. Os homens, por sua vez, mostram ter mais controle do veículo do que as mulheres.

Comportamento influencia

Para Ivani Teixeira, psicóloga e coordenadora do curso Psicologia no Trânsito  do Centro de Estudos Avançados e Treinamento (CEAT), os homens se arriscam mais ao volante pelo modo como são criados. “Desde o berço os garotos são incentivados a praticarem brincadeiras mais arriscadas e acabam pegando gosto por isso, enquanto as mulheres têm atividades mais prudentes e cautelosas”, diz. Essa criação, de acordo com a especialista, influencia no modo como os dois sexos se comportam atrás do volante: “As pessoas do sexo masculino são mais impacientes no modo de conduzir um carro, e as do sexo feminino, mais calmas”.

Foto: Morgue File
file1401267309951 (1)
De acordo com a psicóloga Ivani Teixeira, homens são menos cautelosos no volante

Sofrer insultos no trânsito por ser mulher não é incomum. A ilustradora Maria Eugenia Bertoldi, de 24 anos, moradora de São Paulo, afirma que a situação, por mais constrangedora que possa ser, é recorrente. “Acontece direto. No começo do ano, no Guarujá (litoral de São Paulo), estava dirigindo na velocidade máxima permitida na via e um homem passou do meu lado e disse: ‘Tinha que ser mulher e, ainda por cima, loira’, depois acelerou com tudo”, relembra.

Apesar da ofensa, a profissional gráfica afirma não ter se sentido mal com a situação. “Não fiquei triste ou com raiva. Foi apenas mais um babaca como tantos outros que existem por aí”, relata. Após saber do estudo da Privilege Insurance, a motorista não se surpreendeu com os resultados apontados: “Acho que nós, mulheres, dirigimos melhor porque somos mais cuidadosas”.

Seguro mais caro

Outra prova de que as as habilidades femininas no volante são admiráveis é o preço dos seguros. As apólices chegam a ser até 15% mais baratas para elas do que para os homens. “A maioria das seguradoras têm valores diferenciados para motoristas dos sexos masculino e feminino”, garante Fabiana de Souza, correta da Porto Seguro.

De acordo com a profissional, isto se deve ao fato de as motoristas serem mais prudentes na direção. “No caso de acidentes, por exemplo, os danos são sempre menores entre as mulheres. Normalmente elas respeitam mais as regras de trânsito”, comenta.

E por cuidarem bem de seus carros, ou seja, seguirem as orientações do fabricante quanto às revisões, as mulheres também acabam sendo beneficiadas com preços de seguros mais baixos. Mas é importante salientar que o sexo é apenas um dos itens levados em conta na hora de calcular o preço. Outras informações importantes são idade, perfil, tipo de carro que a pessoa possui e local onde ela mora.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.