Muito calor por aí? Mitos e verdades sobre o ar condicionado do carro

Saiba quais são os principais mitos e verdades quanto ao uso do ar condicionado no carro e veja como utilizá-lo da melhor forma possível!

ar condicionado é uma mão na roda nesse calorão, principalmente no trânsito, visto que os automóveis costumam ficar com temperaturas extremamente elevadas por dentro. Entretanto, ainda há muita dúvida sobre a melhor forma para utilizar o ar condicionado sem comprometer o combustível do automóvel.

É por isso que o Garagem360 preparou um guia completo sobre os principais mitos e verdades ligados ao uso do ar condicionado nos veículos, e, assim, proporcionar aos condutores a redução no gasto de combustível e a temperatura ideal para circular.

 

Foto: Freepik

Estes são os principais mitos e verdades sobre o uso do ar condicionado no carro

1- Ar condicionado e vidro aberto: o fim da polêmica

Há uma crença um tanto quanto popular que diz que, quando o ar condicionado estiver ligado, os vidros do carro devem estar fechados para economizar combustível. Mas será que isso é verdade? O que acontece, de fato, é o seguinte: o vidro fechado melhoraaerodinâmica do carro, o que é bastante interessante.

Então, suponha-se que um automóvel está a 100 km/h na estrada. Nesse caso, o vidro fechado vai ser essencial para economizar combustível, mas não tem uma ligação direta com o ar condicionado, apenas com a aerodinâmica.

Agora, na cidade, como por exemplo, rodando a menos de 50 km/h, não faz qualquer diferença que os vidros estejam abertos ou fechados.

Por outro lado, os vidros fechados podem melhorar a circulação do ar frio dentro do veículo, logo, a temperatura ficará mais confortável.

 

Foto: Freepik

2. Filtro do ar condicionado – tudo que você precisa saber

Bem, o filtro de cabine, aquela “proteção” do ar condicionado automotivo, serve justamente para filtrar as impurezas que estão dentro e fora do sistema. O objetivo é evitar que elas cheguem aos pulmões dos condutores e passageiros, e por isso exerce uma função bastante importante.

O que muita gente não sabe ainda é que esse filtro precisa ser trocado para que ele funcione perfeitamente. A troca pode variar entre 6 meses e 1 ano, e o que vai definir é a instrução do fabricante, assim como a frequência de uso.

Por outro lado, um grande mito é de que o uso do ar condicionado automotivo pode causar e intensificar doenças respiratórias. O que acontece é o ponto mencionado anteriormente, isto é, quando o filtro está sujo, as impurezas são levadas junto ao ar que o condutor e os passageiros estão respirando.

 

Foto: divulgação / Freepik

3. O ar condicionado aumenta muito o consumo de combustível?

Depende do que cada um considera muito. De fato, o ar condicionado pode sim aumentar o consumo de combustível por fatores, mas não é algo tão notório, como por exemplo, o dobro de combustível que o carro utiliza normalmente. 

Assim sendo, o consumo costuma contar com um aumento entre 10% e 20%, e, de novo, o que vai definir o total é a frequência de uso

4. Potência do ar condicionado diminui a temperatura?

Não! O que acontece é que se o ar condicionado do carro for digital, a potência vai apenas esfriar o automóvel mais rápido. O que isso quer dizer? É simples: a velocidade não é capaz de diminuir a temperatura na potência desejada, como por exemplo, o ar condicionado no 5 não vai deixar o carro mais frio do que no 2.

Por outro lado, o fato do ar frio estar circulando mais rápido, automaticamente, faz com que o sistema seja capaz de resfriar o automóvel mais rapidamente.

5. É melhor deixar o vidro aberto por um tempo antes de ligar o ar?

Sim! Na verdade, isso é um fato em casos onde a temperatura interna do carro está muito elevada, quando, por exemplo, o veículo precisou passar muito tempo exposto ao sol. Isso faz com que a parte interna do carro fique com uma carga de calor muito alta.

Ou seja, se a carga de calor está muito alta e os vidros estão fechados, o ar quente vai continuar circulando, e assim, o ar precisará “lutar” contra esse ar quente para finalmente resfriá-lo. Por fim, por outro lado, se o condutor deixar os vidros abertos por alguns minutos, facilitará a circulação, logo, o ar conseguirá resfriar o veículo mais rapidamente.

Que tal dar uma olhada? Clima de natal! Agora você pode ser guiado pelo próprio Papai Noel com o Waze; veja como ativar

 

Foto: Freepik
Escrito por

Vitória Marques

wpDiscuz
Sair da versão mobile