Muito além de carros: conheça os caminhões elétricos da BYD que têm autonomia de até 185 km

Muito além de carros: conheça os dois modelos de caminhões elétricos da BYD no Brasil. Um deles tem autonomia de até 185 km.

Com um retrospecto surpreendente com seus carros de passeio, a BYD também conta com soluções de eletromobilidade. Para o Brasil, a montadora chinesa trouxe dois modelos de caminhões elétricos para suprir as demandas nacionais, combinando tecnologia de ponta, desempenho excepcional e sustentabilidade.

Caminhões elétricos da BYD – Foto: Divulgação

BYD tem caminhões no Brasil?

Sim, são os modelos elétricos eT5 7.200 e eT18 21.250. Conheça um pouco mais de cada um:

Caminhão eT18 21.250

De acordo com a BYD, o eT18 21.250 é o primeiro caminhão elétrico do Brasil. É o mais robusto, com motor elétrico de 180 kW, o que equivale a 245 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. 

A título de comparação, o Volkswagen Delivery, com seu motor Cummins ISF de 3,8 litros, entrega 175 cv de potência e 61,2 Kgfm de torque. 

O caminhão elétrico é indicado para operações que exigem melhor desempenho no meio urbano. Entre elas, o transporte de alimentos refrigerados, lixo, bebidas ou como guincho. 

BYD eT18 21.250 – Foto: Divulgação

Com peso bruto total de 21 toneladas, possui capacidade de carregar até 13.300 kg. Sua bateria de fosfato ferro-lítio oferece uma autonomia de 165 km e o tempo de recarga é de 1 hora e 30 minutos. 

Ainda segundo a BYD, cada caminhão eT18 21.250 elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.

eT18 21.250

  • Autonomia de até 165 km
  • Tempo para recarga DC de até 1h30 min
  • Frenagem regenerativa
  • Os primeiros caminhões elétricos do Brasil
  • Transmissão automatizada

Leia também:

Novo caminhão da JAC é sonho de consumo de quem vive nas estradas.

Caminhão eT5 7.200

O caminhão eT5 7.200 é menor, assim como sua capacidade. Um desses é capaz de carregar até 3900 kg, o que o torna ideal para operações logísticas last mile, ou seja é a última etapa da cadeia logística, em que a mercadoria é entregue ao consumidor final.

eT5 7.200 – Foto: Divulgação

O motor é de 145 kW, equivalente a 215 cv. No entanto, a bateria de 65 Ah também de lítio fosfato oferece uma autonomia maior, de 185 km. O tempo de recarga completa também é um pouco maior, de até 2 horas. 

 eT5 7.200

  • Autonomia de até 185 km
  • Tempo para recarga DC de até 2 horas
  • Frenagem regenerativa
  • Os primeiros caminhões elétricos do Brasil
  • Transmissão automatizada

Os dois modelos são equipados com EBS (Sistema de Controle Eletrônico de Frenagem), HHC (Assistente de Partida em Rampa), ASR (Sistema de Controle de Tração) e Freio Regenerativo. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile