Muito além de carros: conheça os caminhões elétricos da BYD que têm autonomia de até 185 km
Muito além de carros: conheça os dois modelos de caminhões elétricos da BYD no Brasil. Um deles tem autonomia de até 185 km.
Com um retrospecto surpreendente com seus carros de passeio, a BYD também conta com soluções de eletromobilidade. Para o Brasil, a montadora chinesa trouxe dois modelos de caminhões elétricos para suprir as demandas nacionais, combinando tecnologia de ponta, desempenho excepcional e sustentabilidade.
BYD tem caminhões no Brasil?
Sim, são os modelos elétricos eT5 7.200 e eT18 21.250. Conheça um pouco mais de cada um:
Caminhão eT18 21.250
De acordo com a BYD, o eT18 21.250 é o primeiro caminhão elétrico do Brasil. É o mais robusto, com motor elétrico de 180 kW, o que equivale a 245 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.
A título de comparação, o Volkswagen Delivery, com seu motor Cummins ISF de 3,8 litros, entrega 175 cv de potência e 61,2 Kgfm de torque.
O caminhão elétrico é indicado para operações que exigem melhor desempenho no meio urbano. Entre elas, o transporte de alimentos refrigerados, lixo, bebidas ou como guincho.
Com peso bruto total de 21 toneladas, possui capacidade de carregar até 13.300 kg. Sua bateria de fosfato ferro-lítio oferece uma autonomia de 165 km e o tempo de recarga é de 1 hora e 30 minutos.
Ainda segundo a BYD, cada caminhão eT18 21.250 elétrico evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.
eT18 21.250
- Autonomia de até 165 km
- Tempo para recarga DC de até 1h30 min
- Frenagem regenerativa
- Os primeiros caminhões elétricos do Brasil
- Transmissão automatizada
Leia também:
Novo caminhão da JAC é sonho de consumo de quem vive nas estradas.
Caminhão eT5 7.200
O caminhão eT5 7.200 é menor, assim como sua capacidade. Um desses é capaz de carregar até 3900 kg, o que o torna ideal para operações logísticas last mile, ou seja é a última etapa da cadeia logística, em que a mercadoria é entregue ao consumidor final.
O motor é de 145 kW, equivalente a 215 cv. No entanto, a bateria de 65 Ah também de lítio fosfato oferece uma autonomia maior, de 185 km. O tempo de recarga completa também é um pouco maior, de até 2 horas.
eT5 7.200
- Autonomia de até 185 km
- Tempo para recarga DC de até 2 horas
- Frenagem regenerativa
- Os primeiros caminhões elétricos do Brasil
- Transmissão automatizada
Os dois modelos são equipados com EBS (Sistema de Controle Eletrônico de Frenagem), HHC (Assistente de Partida em Rampa), ASR (Sistema de Controle de Tração) e Freio Regenerativo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.