Mudanças com nova CNH: documento contará com mais segurança
A nova versão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com itens de segurança para dificultar fraudes, passa a valer a partir do dia 1º de junho.
Em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a atualização da Carteira Nacional de Habilitação, a nova CNH.
Essa nova versão, que conta com uma série de itens de segurança, passa a valer a partir de 1° de junho deste ano, assim que cada motorista for tirar o documento pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via.
Veja a seguir o que de fato mudará.
Novo modelo da nova CNH é mais seguro contra fraudes
A nova versão do documento contará com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva.
Haverá ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para a anotação de possíveis restrições médicas. O QR Code, já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.
De acordo com Callebe Mendes, CEO da Zapay, empresa especializada em pagamento e parcelamento de débitos veiculares, as mudanças realizadas pelo Contran na nova carteira de motorista brasileira vão dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional.
“A CNH contará com novos dispositivos de segurança, como tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento”, ressalta.
Validade e pontuação
Apesar de a carteira de motorista ter sofrido diversas alterações a partir de junho de 2022, sua validade ainda continua com as mesmas regras:
Até 50 anos de idade – 10 anos de validade
Entre 50 e 69 anos de idade – 5 anos de validade
A partir de 70 anos de idade – 3 anos de validade
Com relação à pontuação por infrações de trânsito, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante esse mesmo período.
Documento obrigatório
A CNH é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional, servindo como documento individual de identificação e aceito em todo o País. O documento possui a versão física e digital – disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), em versões para Android e IOS.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.