MS será 1º Estado a emitir nova CNH; reveja as mudanças

motoristas de aplicativo
(Foto: Pixabay)
publicidade

Mato Grosso do Sul será a primeira unidade federativa a realizar a emissão do novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (nova CNH). A decisão foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e os novos documentos começam a ser impressos a partir do dia 1º de junho.

A mudança da CNH segue a resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, e pretende trazer mais segurança aos motoristas com o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, dificultando falsificações.

publicidade
Nova CNH

Como será a nova CNH

Em dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou a atualização da CNH. A nova carteira conta com uma série de itens de segurança e será entregue ao motorista que for tirar o documento pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via.

A nova versão do documento contará com a categoria (A, B, C ou D) visível na primeira coluna, imagem do tipo de veículo, confirmação da habilitação para conduzir – indicação por meio da letra P se o condutor tem apenas permissão ou D se tem a CNH definitiva. 

Haverá ainda um campo para indicar se o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar e outro para a anotação de possíveis restrições médicas. O QR Code,  já disponível nos documentos emitidos desde 2017, será mantido na nova versão da CNH. Ele armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção apenas da assinatura do condutor.

publicidade

Especialistas avaliam que as mudanças realizadas pelo Contran na nova carteira de motorista brasileira vão dificultar as falsificações, além de deixar o documento mais alinhado ao padrão internacional.

Validade e pontuação

Apesar de a carteira de motorista ter sofrido diversas alterações a partir de junho de 2022, sua validade ainda continua com as mesmas regras: 

publicidade
  • Até 50 anos de idade – 10 anos de validade
  • Entre 50 e 69 anos de idade –  5 anos de validade
  • A partir de 70 anos de idade – 3 anos de validade

Com relação à pontuação por infrações de trânsito, a lei flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH, que tinha o limite de 20 pontos em 12 meses. Agora, este número passou para 40 pontos durante esse mesmo período.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

carros com câmbio manual
Foto: De fato
publicidade

Documento obrigatório

A CNH é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional, servindo como documento individual de identificação e aceito em todo o País. O documento possui a versão física e digital – disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), em versões para Android e IOS.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar