MP do “carro popular” muda ranking dos carros mais vendidos em julho

A MP do “carro popular” causou significativa interferência no ranking dos carros mais vendidos em julho, divulgado pela Fenabrave.

A MP do “carro popular”, que propiciou descontos para carros de até R$ 120 mil no mês passado, causou significativa interferência no ranking dos carros mais vendidos em julho, divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entenda.

Veja como ficou o ranking dos carros mais vendidos no mês de julho

A ex-líder do ranking Fiat Strada foi prejudicada por vendas concentradas em pessoas físicas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Em junho, a picape Fiat Strada, que vinha sendo a líder absoluta dos rankings mensais da Fenabrave desde 2022, já havia sido desalojada do topo do ranking pelo VW Polo, por uma pequena diferença – 9.949 unidades contra 9.007. 

Vale lembrar que os descontos do programa de incentivo do governo federal, voltados para pessoas físicas, começaram a ser aplicados pelas montadoras na segunda quinzena daquele mês.

A Strada é líder disparada do ranking de vendas diretas das montadoras – que refletem os negócios com frotistas, locadoras de veículos, taxistas e produtores rurais, entre outros públicos CNPJ. 

Vendas diretas e descontos

No caso da picape da Fiat, mais de 70% dos compradores pertencem a esse perfil comercial, que não foi contemplado pelos descontos da MP do “carro popular”.

Pelo mesmo motivo, Chevrolet Onix e Onix Plus, VW T-Cross e os Fiat Argo e Cronos – todos eles com cerca da metade dos negócios concentrados em vendas diretas – decaíram no ranking da Fenabrave.

Os dados dos revendedores de veículos demonstram que a chamada MP dos “carros populares” teve um efeito perverso sobre as vendas dos modelos mais baratos do mercado. Todos os dez carros mais vendidos do mercado, exceto o Onix Plus (que não teve variação), apresentaram acréscimos.

Porém, modelos como Fiat Mobi (24,5%), Renault Kwid (11,3%) e Fiat Argo (6,1%) registraram crescimentos abaixo da média do ranking. Enquanto isso, o SUV VW Nivus, que tem um valor de mercado muito superior, cresceu impressionantes 73,5%, pulando do 21º para o 9º lugar no ranking – o que leva à conclusão de que muitos aproveitaram as oportunidades criadas pela MP para realizar seus sonhos de consumo.

A maior escalada foi do Hyundai HB20, que ascendeu do 7º para o 2º lugar no ranking dos carros mais vendidos em julho. Isso pode ser explicado pela estratégia agressiva de redução de preços por parte da marca sul-coreana, com descontos de até R$ 12.300 para o hatch, que entrega um moderno e atraente design e um bom pacote de equipamentos de série para a sua faixa de preço (R$ 82 mil), entregando mais do que os modelos mais baratos oferecem.

O VW Polo ocupa oa liderança do ranking de vendas da Fenabrave pelo segundo mês consecutivos (Foto: Divulgação: Volkswagen)

Este é o ranking dos carros mais vendidos em julho – unidades vendidas e crescimento em relação a junho:

  1. VW Polo – 16.471 (65,6%)
  2. Hyundai HB20 – 12.127 (88,9%)
  3. Fiat Strada – 10.387 (15,3%)
  4. Chevrolet Onix – 10.260 (24,2%)
  5. Fiat Mobi – 8.582 (24,5%)
  6. VW T-Cross – 8.553 ( 17,5%)
  7. Fiat Argo – 7.159 (6,1%)
  8. Renault Kwid – 6.602 (11,3%)
  9. VW Nivus – 6.498 (73,2%)
  10. Chevrolet Onix Plus – 6.412 (0%)

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Julho foi o melhor mês do ano em vendas

Em julho, foram emplacados 215.711 veículos leves, alta superior a 20% sobre junho, aumento de 27,5% sobre julho de 2022 e de quase 13% sobre o acumulado do ano passado. 

O melhor resultado de 2023 até então havia sido registrado em março, com 186.574 unidades emplacadas.

“As medidas do governo aqueceram, momentaneamente, as transações de veículos novos, contribuindo para a manutenção de empregos em toda a cadeia automotiva, além de colaborar para uma mobilidade mais segura e sustentável, à medida em que incentivou a renovação da frota”, destaca José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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