Motos no Brasil estão cada vez mais “inteligentes”; veja tudo o que elas fazem por nós
Veja alguns equipamentos que deixam as novas motos inteligentes - o que garante mais comodidade e segurança aos pilotos. Confira !
O mercado de motos evoluiu nos últimos anos e os modelos estão cada vez mais equipados e inteligentes, o que facilita a vida do piloto e gera mais segurança. Veja alguns exemplos a seguir.
Os equipamentos disponíveis para as ” novas motos inteligentes “
Assim como os veículos, as motos estão cada vez mais equipadas e tecnológicas. As tendências do mercado e a maior exigência do público faz com que as montadoras pensem em soluções eficazes para quem passa longas horas sobre duas rodas. Dessa forma, o desenvolvimento de tecnologias que visam a segurança e o maior conforto do piloto é essencial.
Como exemplo, o futuro lançamento da Honda, a CB 1000R chegará à versão com um novo painel TFT colorido de 5” e conectividade proporcionada pelo HSVCS –Honda Smartphone Voice Control System –, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta.
Outro destaque da marca para esse ano, a scooter X-ADV, que também chega com um painel TFT colorido de 5”, e o HSVCS.
A vantagem do sistema é que o piloto não precisa tirar a mão do guidão para desempenhar determinadas funções no smartphone, o que garante maior segurança na pilotagem. O sistema funciona de forma parecida com o que é integrado nos veículos atualmente, onde o motorista, através do controle de voz não precisa tirar as mãos do volante para desempenhar determinadas funções.
Africa Twin
Outro bons exemplos da marca é a Africa Twin, que conta com a introdução do painel MID (Multi Information Display), sensível ao toque e tem tela TFT de 6,5 polegadas. Através dele o condutor recebe plenas informações e pode controlar os sistemas da moto. Cada um dos modos de pilotagem é selecionado na parte superior esquerda da tela, que pode ser personalizada para mostrar diferentes níveis de informação. Um destaque é a facilidade de operação, mesmo com luvas.
Além disso, a conectividade com o Apple CarPlay® e Android Auto® permite o uso de aplicativos de navegação e exibição de informações diretamente no painel, além da possibilidade de fazer ou receber chamadas telefônicas usando capacetes com fones de ouvido e microfone via Bluetooth. É possível controlar o aparelho através de comandos do punho esquerdo através de conexão wireless bluetooth. Uma porta USB à direita do painel possibilita recargar smartphones.
E para aprimorar ainda mais os níveis de segurança e a eventualidade de uma frenagem de emergência em velocidade superior a 50 km/h, entra em funcionamento o sistema ESS (Emergency Stop Signal), onde as luzes de direção dianteiras e traseiras piscam alertando os outros usuários da via.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
As expectativas para o mercado de duas rodas em 2022
Em 2021, o cenário do segmento de duas rodas terminou de forma positiva, tendo em vista a maior procura pelos modelos. Sejam aqueles que enxergaram a oportunidade de economizar combustível no comparativo com o consumo dos carros, bem como por pessoas que usam as motocicletas como fonte de renda, tendo em vista o crescimento dos serviços de entrega e delivery.
Para método de comparação, segundo os dados da Fenabrave, entre os meses de janeiro e agosto de 2021, foram comercializadas 3.262.004 milhões de motocicletas, valor 17,04% maior no comparativo com o mesmo período de 2020. Ainda segundo a entidade, o setor deve ter um aumento de 6,2% em 2022, em relação ao último ano.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.