Motos isentas de IPVA em 2025: veja a nova lista e celebre a economia
Saiba quais são as novas motos isentas de IPVA em 2025 e veja se você poderá se livrar do imposto no próximo ano; confira detalhes!
Para a surpresa de muitos condutores, é possível contar com algumas novas motos isentas de IPVA 2025, o que garantirá um verdadeiro alívio financeiro para os proprietários.
No entanto, é de suma importância entender quais são os critérios e regras específicas que garantem a isenção para evitar surpresas.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
Quais são as motos isentas do IPVA 2025?
Bem, de forma simples e breve, para as motos isentas do IPVA em 2025, os critérios variam principalmente em função da cilindrada e da idade da moto.
Para melhor entender, diversos estados oferecem a isenção do IPVA para motos abaixo de 125 cilindradas e com mais de 10 anos de idade.
Além disso, a legislação de cada estado pode trazer especificidades que devem ser consideradas. Por exemplo, alguns estados podem decidir isentar motos elétricas ou híbridas.
Dessa forma, é importante verificar se seu estado oferece esse benefício e quais são as condições específicas para isso.
Além disso, veículos mais antigos também tendem a ser beneficiados com isenções de IPVA em diversos estados, em reconhecimento ao seu valor depreciado e menor circulação.
Isto é, em estados como São Paulo e Santa Catarina, veículos com mais de 20 e 30 anos, respectivamente, são isentos deste imposto.
Veja ainda mais detalhes: IPVA parcelado: como dividir o pagamento sem comprometer o orçamento em 2025
Como saber se minha moto está isenta do IPVA 2025?
O primeiro passo para verificar se sua moto está isenta do IPVA é acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou entrar em contato diretamente com o Detran local.
Além disso, ainda é recomendado ficar atento às mudanças na legislação, que podem ocorrer a qualquer momento, alterando as regras de isenção.
Fique ainda mais por dentro do assunto: Nova Lei quer destinar dinheiro de multas para custear CNH para pessoas de baixa renda
↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓