Motos Honda e Yamaha híbridas já lançadas; conheça os modelos
Motos Honda e Yamaha híbridas já lançadas; conheça melhor os modelos que já circulam por aí e que, quem sabe, chegam ao Brasil !!!
A medida em que avança a eletrificação dos veículos em todo o mundo, as montadoras de motocicletas já lançaram em alguns seus modelos híbridos. Enquanto isso, vamos conhecer as opções de motos Honda e Yamaha híbridas * que estão no mercado e que, quem sabem, também cheguem logo mais ao Brasil.
Motos Honda e Yamaha híbridas; conheça melhor os modelos
Honda PCX híbrida
Já disponível no Japão, a Honda oferece a versão híbrida de seu modelo já conhecido, a Honda PCX. A scooter fora lançada naquele país em 2018, então, com motor de 125 cc e 12 cv a um elétrico de 0,48 cv.
A híbrida Honda PCX confere economia, rodando mais de 55 km com um litro de gasolina. O valor no Japão da 0 Km é de cerca de R$ 15 mil.
O sistema híbrido do modelo da Honda conta com bateria elétrica que propulsiona o motor elétrico, recarregando-se através do restabelecimento da energia cinética das frenagens. Ou seja, de forma semelhante ao processo de alguns carros híbridos, assim, prolongando o seu tempo de utilização.
Além disso, vale ressaltar que a Honda PCX foi a primeira motocicleta híbrida do mundo.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Yamaha Fascino 125 Fi
Já a Yamaha lançou na Índia a scooter híbrida que vem com motor de partida inteligente, tecnologia conhecida como Smart Motor Generator (SMG). Assim, a o modelo da Yamaha conta com esse sistema elétrico, que possibilita partidas mais silenciosas.
Além disso, a Yamaha Fascino 125 Fi apresenta sistema Start & Stop. Com isso, o motor a combustão pode ser desligado frente a paradas mais longas, retornando depois da aceleração.
Depois de acionado o sistema Start & Stop, a moto híbrida da Yamaha conta ainda com uma resposta bastante rápida de seu propulsor elétrico, a fim de retornar com o funcionamento da scooter.
E melhor é o preço. A Yamaha Fascino 125 Fi custa, na Índia, cerca de R$ 6 mil.
De acordo com a Yamaha Índia, o sistema híbrido oferece algo em torno de 30% de economia com combustível. Também, destaque para o motor de núcleo azul de 125 cc, refrigerado a ar, com injeção de combustível (Fi) e compatível com BS VI – que entrega potência de 8,2 cv a 6.500 rpm e um torque de 9,7 nm a 5.000 rpm.
*Com informações e imagens dos sites oficiais das montadoras
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.