Motos elétricas japonesas terão bateria única para todas as marcas

Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha criaram a Gachaco, para viabilizar o compartilhamento de baterias intercambiáveis para motos elétricas

As quatro principais fabricantes japoneses de motocicletas, lideradas pela Honda, anunciaram a criação de uma nova empresa, a Gachaco, para prestar o serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas para motos elétricas.

Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha se juntam, nesta empreitada, à Eneos – um dos maiores conglomerados do Japão, que atua nos setores de exploração e refino de petróleo e gás natural, além de mineração e metalurgia.

Motos elétricas japonesas terão bateria única para todas as marcas

Divulgação

Gachaco fornecerá serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis ​​padronizadas para motos elétricas

Em meio a uma crescente onda de conscientização ambiental no país asiático, as fabricantes concordaram com uma especificação comum para uma bateria de motocicleta elétrica intercambiável, que equipará as motos de todas as marcas. 

Agora, por meio da Gachaco, planejam criar “ambientes de compartilhamento para difundir o uso de motos elétricas como mobilidade que é ecologicamente correta e altamente conveniente”, segundo afirmam em comunicado à imprensa.

A Eneos já vinha desenvolvendo o projeto de uma plataforma BaaS – Battery as a Service, ou Bateria como Serviço – para mobilidade elétrica e outros sistemas de reciclagem de baterias. 

Por meio da BaaS, a Eneos fornecerá soluções, sob a perspectiva de um fornecedor de energia, para problemas de mobilidade elétrica – como o incômodo de ter de carregar a bateria por muito tempo e a situação de falta de carga da bateria ao sair de casa de manhã.

“Acreditamos que as cinco empresas, que compartilham o objetivo comum de popularizar a mobilidade elétrica, podem contribuir ainda mais para uma sociedade voltada à reciclagem, trabalhando em conjunto para fornecer o serviço de compartilhamento de baterias intercambiáveis padronizadas”, diz o comunicado.

As baterias intercambiáveis da Honda (Foto: Divulgação)

Como irá funcionar

A Gachaco deve lançar o serviço de compartilhamento no segundo semestre de 2022, usando a Honda Mobile Power Pack, que atende aos padrões comuns de bateria para motocicletas elétricas.

No Japão, o serviço será iniciando pela capital Tóquio e outras grandes cidades do país. As estações de troca de baterias, batizadas de Honda Mobile Power Pack Exchanger, estarão localizadas em locais de fácil acesso — como estações ferroviárias — e nos postos de serviço da Eneos.

Nessas estações, o motociclista poderá trocar a bateria descarregada de sua moto por uma outra com a carga completa, independente de sua marca.

No futuro, além das motocicletas elétricas, a Gachaco promoverá o uso de baterias intercambiáveis padronizadas para outras aplicações, como baterias de armazenamento instaladas em estabelecimentos comerciais e residências particulares.

Além disso, as baterias em fim de vida útil geradas pelo serviço de compartilhamento fornecido pela Gachaco serão coletadas por meio da plataforma BaaS para uso secundário e terciário e, finalmente, irão para a reciclagem.

“A Gachaco visa contribuir para uma sociedade descarbonizada e orientada para a reciclagem, construindo uma rede de fornecimento de energia baseada em bateria como infraestrutura para mobilidade elétrica que todos os usuários da mobilidade elétrica possam usar com segurança e sem se preocupar com o esgotamento da bateria”, diz o comunicado.

A Gachaco tem a seguinte composição acionária: Eneos (51%), Honda (34%), Kawasaki (5%), Suzuki (5%) e Yamaha (5%).

https://youtu.be/lGo_zQjEEQ8

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA