Motos de 300 cc ganham destaque no Salão de Milão
Ducati, Yamaha e BMW apostam neste segmento
O Salão de Motos de Milão, o EICMA, que está sendo realizado na Itália, traz três grandes novidades na categoria de motos de 300 cc: Scrambler Sixty2, da Ducati, MT-03, da Yamaha, e G310R, da BMW. Embora na mesma faixa de cilindrada, elas têm estilos bem diferentes. Em comum, no entanto, está a intenção das montadoras de atingir um público mais amplo com versões mais leves.
Ducati Scrambler Sixty2
O lançamento marca a retomada da empresa italiana à categoria de baixa cilindrada. O motor bicilíndrico de 399 cc tem potência de 41 cv a 8.750 rpm e torque de 3,5 kgfm a 8.000 rpm. Assim, a nova Scrambler é uma moto bem mais calma do que suas irmãs mais robustas – a Sixty2 completa a linha formada pelas Scrambler Classic e Urban Enduro, ambas equipadas com motor de 803 cc, com potência de 75 cv a 8.250 rpm e torque de 6,9 kgfm a 5.750 rpm.
Com ela, a Ducati aposta em um público mais jovem. “A Scrambler Sixty2 não apenas amplia o leque de oferta da nova marca Ducati. Ela abre o caminho para um novo segmento de duas rodas que atenda aos requisitos das pessoas que procuram uma moto acessível, fácil de pilotar e com baixos custos de manutenção, mas sem perder a diversão”, afirma a empresa.
A inspiração para a criação do modelo veio da cultura jovem da rua, skatistas, música pop e, principalmente, da pop art. Isso fica evidente nas cores apresentadas, com destaque para o laranja e o azul vintage – há também a versão preta. Entre os acessórios mostrados no Salão de Milão, há até mesmo um rack para fixação do skate.
Ainda não foi possível fazer um test-ride, mas o Garagem 360 já subiu na moto. A primeira impressão é que a posição de pilotagem é bastante confortável em virtude do guidão longo e do assento com 790 mm de altura. A Scrambler Sixty2 deve ser vendido na Itália por 7.690 Euros (cerca de R$ 30.000) – ainda não há dados sobre produção e valores no Brasil.
Yamaha MT-03
Com a MT-03, equipada com motor de 321 cc, potência de 40 cv a 10.750 rpm e torque de 3 kgfm a 9.000 rpm, a Yamaha amplia a família de motos naked, composta pelas MT-125, MT-07, MT-09 e a corpulenta MT-10. Segundo a montadora, a motocicleta tem como foco o uso diário na cidade e foi pensada para dar conforto até mesmo no trânsito intenso, com o guidão de 573 mm fazendo um giro de até 68 graus.
A altura de assento é de 780 mm, e o banco em dois níveis conta com espaço confortável para o passageiro. Com visual agressivo, seu conjunto mecânico é baseado no propulsor utilizado na YZF-R3 – é um bicilindro refrigerado a ar com quatro válvulas. Na Itália, a MT-03 tem preço anunciado de 5.090 Euros (cerca de R$ 20.000).
BMW G310R
Apresentada como moto conceito no Salão Duas Rodas de São Paulo, a G310R foi finalmente revelada por completo no Salão de Milão, e também marca a entrada da BMW no segmento de baixa cilindrada. O destaque, claro, fica por conta do motor de 313 cc com potência de 34 cv a 9.500 rpm e torque de 2,8 kgfm a 7.500 rpm. Trata-se de um inédito monocilíndrico refrigerado a água e quatro válvulas.
A G310R tem posição bastante confortável de pilotagem, com pegada precisa do guidão, altura adequada dos pedais e peso de 158,5 quilos. A altura do assento é de 785 mm, mas há como opcional o assento mais baixo de 760 mm ou o Confort Seat, de 815 mm.
Segundo a BMW, as proporções compactas, dinâmicas e a curta distância entre eixos prometem rápidas mudanças de direção. Roadster com visual esportivo, o design da motocicleta, disponível em três opções de cores, foi inspirado em motos de maior porte, como a S1000R. Ela será produzida pela indiana TVS Motor Company, parceira da BMW. Seu preço ainda não foi divulgado.