Motoristas poderão usar Netflix em carros da Volvo
Projeto de tecnologia de streaming para autônomos está sendo desenvolvido em parceria com a Ericsson
A Volvo anunciou na Consumer Electronics Show (CES) 2016, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, até o dia 9 deste mês, que está desenvolvendo, junto com a Ericsson, um sistema inteligente de transmissão de dados por banda ultralarga. A solução terá como objetivo permitir aos ocupantes dos carros autônomos melhor aproveitamento do tempo a bordo durante os deslocamentos.
Além disso, a montadora sueca informa que a novidade tem uma função que apresenta uma série de conteúdos da Netflix baseada no tempo de duração da rota que o motorista decidiu fazer. O bacana é que seu funcionamento se dará mesmo quando o carro perder a conexão com a internet.
“Recentemente, revelamos nossa visão de design para carros totalmente autônomos com o Concept 26. Agora, estamos trabalhando em soluções que vão entregar a melhor experiência ao usuário quando o automóvel estiver no modo 100% autônomo”, explica Anders Tylman, gerente geral do Volvo Monitoring & Concept Center.
Experiência livre de interrupções
Utilizando-se da expertise da Ericsson em tecnologias de nuvem e rede, a Volvo busca oferecer uma experiência livre de interrupções e de alta qualidade dentro dos veículos. No momento em que o condutor definir a rota, o sistema analisará as condições de rede, permitindo que o conteúdo transmitido seja ajustado para a duração da viagem, e possibilitando que o carregamento de dados seja feito de forma inteligente e sem interrupções.
“Nossas pesquisas mostram que 70% de todas as transmissões de dados via dispositivos móveis serão de vídeo nos próximos anos. Isso vai requerer uma tecnologia de conectividade inovadora, com soluções de nuvem e análise, não só capazes de fornecer dados para vários veículos em uma estrada, mas também aptas a permitir alta qualidade nos vídeos, sem interrupção”, explica Claes Herlitz, chefe de serviços automotivos da Ericsson.
Aprendendo as rotas mais comuns dos condutores e os tempos de viagem, bem como as preferências de vídeos, os carros futuros da marca sueca estarão habilitados a oferecer navegação em um clique e preferências customizadas baseadas em uma lista de vídeos em potencial – permitindo que o consumidor escolha rotas e selecione um conteúdo ajustado ao período em que ele estará a bordo do carro.
A Volvo não revelou quando será o lançamento da tecnologia. Vale lembrar que os veículos autônomos ainda estão em fase de testes, e devem demorar alguns anos para serem lançados comercialmente.
LEIA MAIS: Brasil poderá receber carro autônomo da Volvo em 2018
https://www.youtube.com/watch?v=ihsa3H7Awp8