Motoristas de Mato Grosso têm até hoje para renovar CNH vencida em dezembro

Termina hoje o prazo para renovar CNH vencida em dezembro de 2022 em Mato Grosso; saiba como atualizar o documento no Estado

Os motoristas e motociclistas de Mato Grosso com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com data de vencimento em dezembro de 2022 têm até esta terça-feira (31) para atualizar o documento junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Veja a seguir como renovar a CNH vencida.

Saiba como renovar CNH vencida em Mato Grosso

Exame médico deve ser agendado via site do Detran (Foto: Shutterstock)

A partir deste ano, condutores que estão com o vencimento da CNH previsto para 1º de janeiro de 2023 em diante precisam seguir o cronograma habitual, conforme consta em cada documento. Ou seja, quem tem a habilitação válida até janeiro deve renovar em, no máximo, 30 dias após seu vencimento. O mesmo pode ser feito nos 30 dias que antecedem a validade impressa na carteira.

A renovação pode ser feita pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do Detran-MT, sem a necessidade de deslocamento às unidades da autarquia. A única etapa que exige deslocamento é para a realização do exame médico.

Pelo aplicativo MT Cidadão, também é possível renovar a CNH de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores PCD.

Existem casos em que o condutor deverá renovar a CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran.

Quem exerce atividade remunerada (EAR) ou optar pela inclusão da observação EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Condutor com CNH vencida fica sujeito a multa e apreensão do veículo (Foto: Divulgação/Detran-MT)

Ressaltando que o condutor flagrado em barreira de fiscalização de trânsito conduzindo veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias poderá ser autuado por infração gravíssima, com penalidade de multa, medida administrativa de recolhimento da CNH e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile