Motoristas ganham nova chance para pagar o IPVA 2024 atrasado

Motoristas ganham nova chance para pagar o IPVA 2024 atrasado, Veja o que fazer em caso de atraso e como parcelar os débitos.

Deixou acumular os débitos do IPVA de 2024? Não se preocupe, você tem uma nova chance de quitá-los antes que isso possa virar uma “bola de neve”, com os anos seguintes. 

Infelizmente, se você tem um carro elegível, não dá para escapar da cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). 

Nova chance para quitar o IPVA 2024 atrasado 

Segundo Renan Loffreda, head de novos negócios da Zignet, quem atrasa o pagamento deste imposto é impedido de fazer o licenciamento anual — o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), obrigatório para transitar com qualquer veículo no país, inclusive os isentos do IPVA.

“O licenciamento também tem um prazo para ser feito, cujo calendário é definido e divulgado pelo Detran de cada estado. Se o IPVA não for pago até a data limite, o proprietário fica impedido de fazer o licenciamento e, portanto, de ter o CRLV atualizado, que é um documento de porte obrigatório”, conta Renan Loffreda.

Ele ainda explica que o CRLV também não pode ser renovado se o veículo tiver multas em aberto, portanto o documento só pode ser regularizado com o pagamento do IPVA, do licenciamento e das multas existentes.

Veja como quitar o IPVA 2024 atrasado - Foto: Reprodução
Veja como quitar o IPVA 2024 atrasado – Foto: Reprodução

 

E quem atrasa o IPVA ainda está sujeito a incidência de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados mais de 60 dias de atraso, a multa passa a ser 20% do valor do imposto devido. 

Além disso, rodar sem licenciamento é considerado uma infração gravíssima, gerando 7 pontos na CNH e mais multa de 293,47 reais, o que pode levar a apreensão do veículo até o pagamento de todos os débitos. 

“Então, se você for pego em uma blitz ou precisar mostrar os documentos em caso de acidente, por exemplo, além de todo aborrecimento da situação, ainda receberá a multa equivalente e terá o veículo apreendido”, alerta.

Como pagar o IPVA atrasado?

O primeiro passo é verificar os débitos junto ao site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do seu estado. Procure pela seção de IPVA ou débitos veiculares e informe o número do Renavam ou placa do veículo. 

Verifique o valor do débito, incluindo multa e juros. Dependendo do estado, a Sefaz pode oferecer desconto para os juros e multas por atraso, mas não do débito do IPVA em si. 

Pelo site, você consegue emitir o boleto para pagamento, mas nem sempre pode parcelar os débitos. A solução é procurar uma intermediadora para utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento. 

A Zignet, por exemplo, permite parcelar todos os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito. O procedimento é simples e seguro, já que a empresa é credenciada pelo Detran para fazer essa regularização. 

“Você usa seu cartão de crédito e divide o pagamento de qualquer débito – IPVA, Licenciamento, multas etc – em até 12 vezes, deixando as parcelas bem suaves. Em pouco tempo a situação do imposto é regularizada  no Detran e você pode rodar com tranquilidade, sem risco de ser multado nem da dívida crescer cada vez mais”, recomenda e finaliza Loffreda.

Eai, já conseguiu pagar os débitos do IPVA de 2024? Responda nos comentários!

Leia também:

Isenção de IPVA 2025 – 8 perguntas e respostas

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA