Motoristas de transporte escolar devem ter cuidado redobrado na avaliação periódica dos veículos

A segurança dos veículos é um assunto ainda mais importante com o transporte escolar. Veja dicas para motoristas deste tipo de veículo!

Partindo do princípio de que todos os veículos que trafegam pelas vias precisam estar em boas condições, a recomendação de segurança é ainda mais veemente para motoristas de transporte escolar que precisam estar de olho na avaliação periódica dos modelos. Veja as recomendações! 

Foto: Divulgação/Alesp

Motoristas de transporte escolar: cuidado redobrado!

A responsabilidade de levar e trazer crianças todos os dias como a dos motoristas de transporte escolar exige comprometimento. 

Em primeiro lugar, esses profissionais precisam seguir recomendações de segurança individual e coletiva para as crianças, mas também, levar em conta o estado do veículo de transporte. 

Nesse sentido, a avaliação periódica é uma ação indispensável aos motoristas de transporte escolar, como forma de eliminar todas as chances de falhas possíveis. 

Esses profissionais precisam ter cuidado redobrado com itens como a suspensão do veículo, como amortecedores e afins. 

Importância da manutenção regular

O motorista de transporte escolar é também um responsável indireto pelo aprendizado dos alunos, já que sem eles, muitas crianças sequer chegariam às aulas. 

Dessa forma, estar em dia com a manutenção programada do veículo evita atrasos, imprevistos e até mesmo acidentes. 

Confira a seguir recomendações da Nakata, fabricante de itens de suspensão automotiva, para alguns cuidados essenciais em um dos componentes mais importantes de um automóvel. 

Foto: Freepik

‘’Haverá sinais’’ 

Adaptando o tema ao meme popular, é possível dizer que uma suspensão ruim pode não comunicar exatamente o que acontece, mas ‘’haverá sinais’’. 

Isso porque forte ruído e instabilidade podem representar desgaste das buchas, folga na bieleta, pivôs e terminais folgados e coxins danificados. 

Vale lembrar que o sistema de suspensão tem uma programação média de manutenção de 10 mil km. 

Porém, isso não é uma regra e caso haja os sintomas mencionados acima, é hora de avaliar o componente. 

Veja também: 

Pneus desgastados

Outro indício de que algo não vai bem com a suspensão é o desgaste escamado dos pneus. 

O dano, geralmente, é causado por amortecedor danificado, falta de estabilidade em curvas, vazamento de óleo no amortecedor, perda de contato do pneu com o solo ao passar por irregularidades ou perda de altura do veículo por molas arriadas. 

Foto: Freepik

Itens para revisão

Em uma manutenção bem feita, todos os itens da suspensão como amortecedores, molas, buchas, bandeja, barra estabilizadora, bieleta e kit completo do amortecedor, precisam ser avaliados. 

Cabe destacar ainda que o motorista de transporte escolar é obrigado por lei a realizar semestralmente uma revisão do item, como previsto no artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997).

Em 2024, novas regras passaram a valer para vistoria de cinco modalidades, entre elas, a dos transportes escolares, com locais específicos para averiguações.

Confira também: Veja 5 opções de carros de luxo e com manutenção barata: dá para pagar de “patrão”

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile