Motoristas de app: 5 pontos importantes para manter a segurança no trabalho

Trabalhar como motorista de app exige cuidado especial com o veículo, já que está sujeito a um desgaste maior devido ao volume de viagens e às diversas condições de tráfego. Para garantir a boa vida útil, assim como a segurança no trabalho, é preciso seguir algumas orientações de manutenção. 

5 pontos importantes para a segurança no trabalho dos motoristas de app

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, carros usados por motoristas profissionais tendem a enfrentar condições de uso muito mais rigorosas. 

Eles podem rodar com esses carros até dez vezes mais do que os outros condutores, enfrentam tráfego intenso, baixas rotações do motor e paradas frequentes. 

Himori lista 5 cuidados principais:

1- Lubrificação, óleo e filtros

Os fluidos do carro, como óleo de motor, óleo de direção, bem como os filtros precisam estar à frente do plano de manutenção da montadora para garantir a vida útil do motor. 

Por exemplo, se o fabricante recomenda a troca do óleo do motor com 10 mil km, troque-o com 7 mil, por conta das condições mais severas. 

2- Arrefecimento e fluido de arrefecimento

Nada de usar somente água no radiador. Himori esclarece que o fluido de arrefecimento é essencial para a troca de calor entre o motor e o radiador, deve estar sempre em bom estado. 

“Para preservar o fluido, deve-se evitar o uso de água de torneira ou não desmineralizada, verifique o nível correto regularmente, caso esteja baixando é indicativo de irregularidade no sistema”, destaca Himori Mori.

Leia também:

5 apps para ganhar dinheiro com carro além de Uber e 99

3- Undercar, condições dos pneus, suspensão e freios

A segurança do veículo e do motorista depende diretamente das boas condições desses componentes. Por isso, a manutenção de cada dos pneus, suspensão e freios precisa ser feita por profissionais qualificados, utilizando ferramental específico.

Alinhamento e balanceamento são os cuidados básicos com os pneus – Foto: Shutterstock

4- Sistema de injeção e ignição

Himori explica que o sistema de injeção mede a massa de ar e calcula a quantidade de combustível injetado no motor. Já o sistema de ignição é responsável por inflamar a mistura de ar com combustível. Ambos requerem manutenção.

5- Sistema de iluminação e luzes de sinalização e advertência

O próprio condutor pode inspecionar essas luzes para garantir que todas estejam funcionando corretamente. Em caso de falha em alguma delas, corra para uma oficina para fazer a troca, pois garante a segurança, não somente dos motoristas como dos demais  usuários da via.

O carro perde mais vida útil no Uber? 

Sim, em condições de uso urbano, a rotina dos motoristas dos motoristas de app é considerada de uso severo. Isso exige uma manutenção mais frequente em relação a um proprietário de uso comum. 

“Frequentemente, essas manutenções são vistas como um gasto adicional com o automóvel. No entanto, asseguram a segurança, a economia de combustível, o nível correto de emissões e, especialmente para essas categorias onde o custo com o combustível é altamente impactante, garantem uma maior durabilidade do veículo”, afirma Hiromori Mori.

Himori explica que a maioria das montadoras elaboram em seus manuais um plano de manutenção com quilometragens recomendadas e itens que devem ser verificados e substituídos nessas condições.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile