Motorista Uber Vs Entregador Ifood: quanto cada um ganha por 8 horas de serviço?

Motorista Uber Vs Entregador Ifood? Fizemos um pequeno comparativo dos ganhos e custos desses dois profissionais.

Motorista Uber vs entregador do iFood? Fomos atrás das plataformas para saber qual das duas paga mais por 8 horas diárias de prestação de serviços. Além disso, fizemos os cálculos do custo médio desses dois profissionais. 

Motorista Uber Vs Entregador Ifood

Primeiro, o entregador Ifood. De acordo com a plataforma, um entregador que trabalha 8 horas por dia tem os seguintes ganhos:

  • R$ 23,00 por hora de trabalho (valor bruto, sem contar os custos com gasolina, manutenção, alimentação, etc);
  • 73% ganham mais de R$ 20 por hora;
  • Quem trabalha 8 horas por dia, 40 horas semanais, ganha em média R$ 1.980 (com média de 30% de ociosidade) e R$ 3.039 sem ociosidade. 

A plataforma alega que os ganhos podem variar conforme o tempo em que trabalham, assim como o tempo de ociosidade (período de espera do com app ligado).

Além disso, também divulgou dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que revela que os motoboys que trabalham em média 40 horas semanais conseguem uma remuneração entre 1 e 3 salários mínimos, ou seja, entre R$ 1.212 e R$ 3.636 em 2022.

E os motoristas da Uber?

Já os motoristas da Uber têm uma média de ganhos ligeiramente maior, de R$ 1.055 por semana (bruto). 

Para chegar a este número, a empresa levou em consideração dados dos motoristas parceiros de Brasília por quatro semanas.

Ademais, esclarece que os ganhos são determinados pela quantidade de viagens, o horário e participação do motorista em promoções semanais.

Motoristas da Uber ganham mais, porém tem mais custos. Foto: Freepik

Quais os custos relacionados

Os custos do entregador do ifood são:

  • Combustível – menor que os custos de um carro, já que há modelos que superam os 30 km/l (Yamaha Factor  125 cc) – média R$ 50 por dia de 8 horas de trabalho;
  • Manutenção É importante que a motocicleta esteja em boas condições de funcionamento, o que exige gastos com manutenção, assim como troca de óleo, troca de pneus e revisões periódicas – média 100/ mês;
  • IPVA – O proprietário de uma Yamaha Factor 2021 paga de IPVA em um estado cuja alíquota é de 1,5% – R$ 187,50 
  • Seguro do veículo – da Yamaha Factor 125 custa em torno de R$ 791,44 (anual).

Além disso, o entregador deve investir em equipamentos de proteção individual, como capacete, luvas e colete refletivo, para garantir sua segurança durante as entregas.

Os custos do motorista da Uber são:

Combustível – usamos como base um GM Onix 2021. Para 8 horas diárias, a média é de R$ 200 dia

Manutenção do veículo – inclui troca de óleo e filtros, troca de pneus e revisões periódicas – média 150/ mês;

Seguro do veículo – do GM Onix 2021 é de R$ 1.889,60 (anual).

E aí? Qual acha que vale mais a pena? E quais são seus ganhos com essas plataformas?

Confira também: Uber One vale a pena? Você precisa saber disso antes de assinar

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile