Motores elétricos e células de combustíveis serão o futuro dos veículos comerciais?

Muito se fala em eletrificação veicular, no entanto, o tema não deve ser restrito aos carros. Os veículos comerciais também devem ser o foco.

Certamente o futuro será mais sustentável que o presente. Para isso, tecnologias são desenvolvidas pelos principais players do setor automotivo. Além dos motores elétricos, as células de combustíveis também são o foco, no segmento de caminhões e ônibus.

Esse é o futuro dos veículos comerciais (Foto: Divulgação)

Motores elétricos e células de combustíveis podem ser solução para o segmento de caminhões e ônibus

Caminhões e ônibus representam apenas 4% do estoque global de veículos, mas respondem por 40% das emissões globais de CO2 no transporte rodoviário. Ao mesmo tempo, as demandas em transporte e logística continuam aumentando.

“Isso significa que os desafios para OEMs (Original Equipment Manufacturer – fabricante do equipamento original) e fornecedores são óbvios: expandir a eletrificação, reduzir emissões e desenvolver soluções inteligentes em automação e digitalização. Estamos desenvolvendo produtos inovadores de propulsão e chassis para apoiar o desenvolvimento de uma logística sustentável”, disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.

Os veículos comerciais do amanhã serão elétricos

O maior crescimento no mercado de powertrain de veículos comerciais virá da eletrificação. “A Schaeffler oferece uma gama muito ampla de soluções para acionamentos elétricos e estamos buscando um grande crescimento aqui”, disse Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG.

As soluções incluem acionamentos elétricos para cargo bikes e eixos elétricos para picapes de até 7,5 toneladas, além de sistemas e componentes para eletrificação de grandes caminhões.

Já no próximo ano, os primeiros motores elétricos de alto desempenho para veículos comerciais entrarão em produção em série.

Além disso, está em desenvolvimento uma nova geração de motores elétricos refrigerados a óleo, com eficiência de conversão de energia superior a 97%.

40% dos veículos comerciais serão elétricos em 2035

A Schaeffler prevê que cerca de 60% de todos os veículos comerciais ainda serão movidos por motores de combustão interna em 2030, com 20% movidos de forma híbrida e aproximadamente 20% serão totalmente elétricos.

Porém, em 2035, apenas cinco anos depois, os veículos totalmente elétricos e movidos a células de combustível representarão cerca de 40% do mercado.

Marca acredita que 40% dos veículos comerciais serão elétricos em 2035 (Foto: Divulgação)

Células de combustível

O foco tecnológico da Schaeffler para powertrains de veículos comerciais também inclui o hidrogênio. A empresa acredita que o setor de transporte de longa distância será o primeiro a adotar os propulsores por células de combustível.

No entanto, vans também se beneficiam dessa tecnologia já que usualmente percorrem distâncias maiores de forma regular.

Durante a IAA Transportation, feira que acontece em Hanover, na Alemanha, a Schaeffler apresenta uma van movida a célula de combustível: o eixo elétrico do veículo e as pilhas de células de combustível, bem como seu sistema de gerenciamento de energia, foram desenvolvidos internamente.

Automação também deve entrar em pauta quando o assunto é veículo comercial do futuro

O portfólio de produtos da Schaeffler para veículos comerciais também inclui soluções de chassis para aplicações em direção autônoma. “Aqui também estamos nos preparando para um mercado em crescimento, que continuará ganhando força nos próximos anos”, disse Matthias Zink.

A joint venture entre Schaeffler e Paravan Technologies está desenvolvendo o Space Drive, um sistema steer-by-wire sem qualquer conexão mecânica entre volante e caixa de direção dos veículos, o que abre novas e importantes possibilidades de design para as montadoras.

Essa tecnologia está sendo desenvolvida para uso em veículos de produção em série, com o objetivo de permitir a automação e o controle remoto de caminhões, ônibus e veículos de transporte e logística, tornando-os mais eficientes, econômicos e seguros.

E-Motor da Schaeffler (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile