Motores de 3 cilindros: vantagens e desvantagens
Você sabe qual tipo de motor está acoplado no seu carro? Se ele tiver 3 cilindros, confira as vantagens e desvantagens.
Você sabe qual tipo de motor está acoplado no seu carro? Se ele tiver 3 cilindros, confira as vantagens e desvantagens.
Motores de 3 cilindros
Um dos tipos de motores mais populares nos carros que rodam no Brasil, é o motor com 3 cilindros.
No entanto, muita gente não sabe o que significa ter mais ou menos cilindros em um propulsor.
O motor de 3 cilindros moderno, introduzido no Brasil em 2011, conta com uma estrutura mais simplificada em relação a modelos com quatro, seis e oito cilindros.
Dessa forma, sua composição tem menor peso e volume, oferecendo potência semelhante à de motores maiores, dentro de um conceito chamado ‘’downsizing “.
Confira vantagens e desvantagens do motor com 3 cilindros, segundo a Takao, fabricante de peças para motor.
Eficiência e performance
As duas principais vantagens do motor com 3 cilindros são: eficiência e performance.
A confecção da peça com menor número de peças do que o convencional garante nível de consumo menor, além da redução de níveis de emissões de poluentes.
Complementam a fórmula para um consumo melhor, a introdução de outros recursos, como o uso de turbocompressores em ligas metálicas mais leves.
No que diz respeito à performance, o motor de 3 cilindros consegue entregar um desempenho superior aos conjuntos mecânicos passados de mesmo padrão.
Destacam-se na composição do motor com 3 cilindros, a utilização de turbo compressores e sistemas de injeção direta (GDi).
Esta configuração de motor está disponível atualmente em SUV’s, hatches e sedans médios no mercado brasileiro.
Menor vida útil
Diz a máxima popular que ‘’nem tudo são flores’’, e nesse sentido, os motores com 3 cilindros possuem motorização mais frágil e com menor vida útil.
A razão disso é a sua produção com menos componentes em comparação com os demais modelos, como o motor de 4 cilindros, por exemplo.
Dessa forma, as revisões e manutenções periódicas precisam ser seguidas à risca para não haver qualquer possibilidade de danificação maior.
História recente do motor de 3 cilindros
A origem do motor de 3 cilindros é da década de 1950.
Vinte anos depois, na década de 1970, este tipo de motor equipou veículos urbanos populares no mercado japonês, conhecidos como Kei Cars.
Outro destaque na linha do tempo do propulsor foi a presença em diversos países europeus em meados de 1990.
Durante esse período, sua tecnologia foi sendo aprimorada, com a entrega de mais potência e torque, e reduzidos níveis de consumo e emissões, para se adequarem às regulações vigentes.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.