Moto Yamaha híbrida com tração pode ser realidade

A Yamaha Niken ganhar uma versão eletrificada. No caso, a moto Yamaha híbrida iria combinar um motor elétrico com outros motores elétricos. 

Uma das grandes novidades da Yamaha nos últimos anos foi o lançamento da Niken. Esta moto da categoria Sports Tourer tem como principal atributo o design exótico. Ainda mais pelo fato dela ter três rodas -duas na frente e uma atrás. E esta moto pode ganhar uma versão eletrificada. No caso, a moto Yamaha híbrida iria combinar um motor elétrico com outros motores elétricos.

Yamaha Niken GT (Foto: Divulgação/Yamaha)

Moto Yamaha híbrida com tração pode ser realidade; saiba mais

Quem está por trás desta transformação é a empresa Furion Hybrid Motorocycles. Ela até postou algumas informações em sua rede social. Chamada de Furiom M3, esta moto conceito tem como principal novidade o sistema híbrido. Este é formado pelo motor de 115 cv já usado na Yamaha Niken original e motores elétricos. No caso, os propulsores eletrificados ficariam localizados na traseira.

Já ao motor a combustão ficaria na roda traseira. O sitema poderá produzir uma potência total de 160 cv e um torque total de 140 Nm. Os motores elétricos seriam alimentados por uma bateria 2,2 kWh. O local que ela seria colocada? Esta é uma grande incógnita. A moto Yamaha híbrida também contaria com um sistema de frenagem regenerativo para recarregar as baterias.

Para melhorar a experiência do condutor, a moto estaria equiapa com três modos de condução. Ainda não há informações de quando ela estreará. Afinal, este é um projeto que ainda está em sua primeira fase. Lembrando que este não é a primeira vez em que a emrpesa faz este tipo de projeto.

Yamaha Niken (Foto: Divulgação/Yamaha)

A Furion Hybrid Motorcycles usou uma Yamaha YZF-R6 como base para criar uma moto híbrida.  Este modelo foi chamado de Furion M1. No caso, ela traz uma versão modificada do chassi e do motor (de 600 cc). Sem falar do sistema híbrido, que traz um motor a combustão de 120 cv e um motor elétrico de 45 cv. A potência total desta moto é de 165 cv. Hoje, esta moto custa 30 mil euros (mais taxas). Ela tem uma autonoia de 40 km.

Detalhes da Yamaha Niken

Yamaha Niken (Foto: Divulgação/Yamaha)

A Yamaha Niken, que será usada neste projeto da moto híbrida, foi apresentada ao mundo no ano de 2017. Ela foi uma das atrações da fabricante asiática durante o Salão de Milão de 2017 (EICMA 2017). Ela é baseada no conceito MWT-9. A mesma também possui algumas semelhanças com a MT-09. O modelo chama muito a atenção por conta de seu visual. Um detalhes interessante são as rodas dianteiras inclináveis.

Esta motocicleta também taz carenagem esportiva e faróis de LED. Pensando em tecnologia, ela ainda traz controle de velocidade de cruzeiro, sistema de controle de tração, painel de instrumentos digital (de LCD) e entre outros itens.A Niken mais barata custa 14.995 euros (em Portugal).

Vale lembrar que a moto ainda possui uma versão mais voltada para quem gosta de viajar por estradas. Estamos falando da Niken GT.

Yamaha Niken GT (Foto: Divulgação/Yamaha)

Um dos seus principais destaques são as bolsas de 25 litros cada. O banco mais confortável e o para-brisa mais alto também se destacam. Ambas dividem o motor com a já conhecida MT-09. Estamos falando do propulsor de 847 cm³, 3 cilindros, 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida e quatro válvulas. Ele pode produzir 115 cv de potência e 8.,9 kgfm de torque. A transmisssão é uma de seis velocidades. Destaque ainda para o chassi híbrido.

Com informações de Motorroad/Furion Hybrid Motorocycles

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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