Moto mais aguardada do ano chega cheia de esportividade
Confira todos os detalhes da moto mais aguardada do ano: medidas, performance e tecnologia
Finalmente, a Ninja ZX-4R foi lançada no mercado automotivo. E a espera valeu a pena, uma vez que se trata-se do modelo mais poderoso da categoria, pois são 80cv (com RAM Air) a 14500RPM. Outro destaque é para o motor de 399cc com quatro cilindros em linha.
Esse modelo é indicado para pilotos que gostam de acelerar na pista, uma vez que o sistema de indução de ar RAM Air aumenta os ganhos de potência. Além disso, destaca-se pelas seguintes características:
-
Chassi inspirado no WorldSBK (campeonato Mundial de Superbike)
-
Suspensão dianteira Showa invertida com ajustes
-
Traseira horizontal back-link, inspirada na Ninja ZX-10R,
-
KQS (Kawasaki Quick Shifter) para cima e para baixo
Abaixo, o Garagem360 traz outros detalhes da Ninja ZX-4R. Confira!
Ninja ZX-4R: tecnologia, desempenho e recursos premium
Para início de conversa, o pacote eletrônico integrado permite que o piloto ajuste facilmente as suas habilidades e a condução no trânsito.
Afinal, as respostas diretas em baixas e médias rotações descomplicam o torque para os pequenos deslocamentos, seja para condução desportiva ou em pista.
Outro destaque é a aparência agressiva que ganha um toque especial com os recursos premium.
Prova disso é a instrumentação colorida TFT, que fornece para o piloto:
-
Informações claras
-
Modos de condução integrados que vinculam o controle de tração
-
Modos de potência
Tudo isso para tornar mais simples a configuração da moto. Além disso, ela vem equipada com um câmbio rápido, que contribui para mudanças de marcha ágeis e práticas.
Leia também: Honda domina o top 10 das motos mais vendidas em 2023 até agora
Design foi inspirado nos pilotos
Para criar as dimensões do chassi (posição do centro de gravidade, posição do pivô do braço oscilante, posições do eixo do motor, ângulo de caster, etc.), a montadora usou como inspiração os pilotos World Superbike Ninja ZX-10RR da Kawasaki.
Com isso, ela trouxe a ideia de design do chassi do WorldSBK para a classe de 400cc.
Ergonomia oferece controle e conforto
Apesar da pilotagem agressiva, sendo mais inclinada para frente que a Ninja 400, o novo lançamento da marca é um pouco mais relaxado, o que facilita o controle da moto.
Para que o contato com a Ninja ZX-4R seja ainda mais fácil, o depósito de combustível ficou mais fino.
Já o formato da almofada firme do assento, contribui para a alteração de peso do piloto, caso ele esteja em uma condução desportiva.
Aliás, essas características também colocam a ZX-4R como uma ótima opção para trajetos mais longos.
Gostou deste lançamento?
Aos interessados em levar para a casa esse modelo cheio de esportividade, será preciso investir R$ 57.490.00, com o frete incluso.
Porém, esse preço pode variar de acordo com a sua localidade, uma vez que é um valor sugerido pela montadora.
Confira as especificações da Ninja ZX-4R
Motor e transmissão
Potência máxima | 77 cv a 14.500 rpm |
Potência máxima com Ram Air | 80 cv a 14.500 rpm |
Torque máximo | 4,0 kgfm a 13.000 rpm |
Tipo de motor | Quatro cilindros em linha com refrigeração líquida, 4 tempos |
Cilindrada | 399 cc |
Diâmetro x curso | 57,0 x 39,1 mm |
Taxa de compressão | 12,3:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica ø34 mm x 4 |
Ignição | Digital |
Partida | Elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada com cárter úmido |
Transmissão | 6 velocidades, retorno |
Relação de redução primária | 2,029 (69/34) |
Relações de marcha: 1a | 2,929 (41/14) |
Relações de marcha: 2a | 2,056 (37/18) |
Relações de marcha: 3a | 1,619 (34/21) |
Relações de marcha: 4a | 1,333 (32/24) |
Relações de marcha: 5a | 1,154 (30/26) |
Relações de marcha: 6a | 1,037 (28/27) |
Relação de redução final | 3,429 (48/14) |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, manual |
Sistema de acionamento | Corrente |
Quadro
Tipo quadro | Treliça, aço de alta resistência |
Suspensão, Dianteira | Garfo invertido de ø37 mm (SFF-BP) com ajuste de pré-carga da mola e molas top-out |
Suspensão, Traseira | Amortecedor horizontal Back-link carregado a gás com ajuste de pré-carga da mola |
Curso da roda, Dianteiro | 120 mm |
Curso da roda, Traseiro | 112 mm |
Caster (rake) | 23.5° |
Trail | 97 mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 35° / 35° |
Pneu, Dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu, Traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio, Dianteiro | Disco duplo semi-flutuante de ø290 mm |
Pinça, Dianteira | Montagem radial dupla, monobloco, 4 pistões opostos |
Freio, Traseiro | ø220 mm disc |
Pinça, Traseira | Pistão simples |
Dimensões
Dimensões (CxLxA) | 1.990 x 765 x 1.110 mm |
Entre eixos | 1.380 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Peso em ordem de marcha** | 190 kg |
Capacidade do tanque | 15 litros |
Aproveite para conferir: Promoção de fim de ano: Suzuki tem motos com parcelas SEM JUROS