Moto custom mais barata do Brasil está de malas prontas para sair do mercado
Entenda os motivos pelos quais a moto custom mais barata do Brasil poderá sair de linha do mercado brasileiro; confira todos os detalhes
Você já pensou em ter uma moto com cara de clássica, preço acessível e manutenção simples? Pois é, ela existe — ou melhor, existia até agora. Isso porque, a Haojue Chopper Road 150, conhecida como a custom mais barata do Brasil, está enfrentando um cenário complicado.
O que parecia ser uma opção certeira para quem queria estilo sem gastar muito, pode estar saindo de cena silenciosamente. E o motivo não é falta de vendas ou aceitação do público.
Por trás dessa possível despedida, existe uma mudança mais profunda acontecendo no mercado de motos no Brasil: novas regras ambientais estão virando o jogo. E o que antes era aceitável, agora pode significar adeus. Logo abaixo, o Garagem360 explica melhor esse cenário. Acompanhe!
Por que a Chopper Road 150 pode sair de linha?
O ponto central está na atualização das exigências do Promot 5, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. A nova fase, válida desde 2025, determina limites mais rígidos para emissões de poluentes em motos, com o objetivo de reduzir a poluição nos grandes centros urbanos.
E é aí que entra o problema da Chopper Road 150: ela ainda utiliza carburador, enquanto outras fabricantes já migraram para sistemas de injeção eletrônica. Na prática, o modelo da Haojue não consegue atender as novas exigências ambientais. O resultado? A produção pode ser encerrada a qualquer momento.
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O que diz a marca?
Apesar do silêncio oficial por parte da Haojue, o cenário já dá sinais claros. Durante o lançamento da nova Haojue DL 160, realizado na sede da Suzuki Brasil, chamou atenção a ausência da Chopper Road 150 na exposição.
Concessionárias confirmam que o modelo ainda está à venda, mas somente enquanto durarem os estoques. A manutenção seguirá garantida, mas sem promessas a longo prazo.
Principais detalhes da Chopper Road 150
A Haojue Chopper Road 150 é equipada com um motor de 149 cm³, monocilíndrico, com refrigeração a ar. A potência máxima é de 11,27 cv a 8.000 rpm, com torque de 1,16 kgf.m a 6.000 rpm. A transmissão é manual de cinco marchas e o tanque tem capacidade para 9,5 litros.
O visual é retrô, com tanque inclinado, guidão elevado, banco reto e farol redondo. O painel é analógico, com informações básicas, mas úteis para o dia a dia. Seu peso de cerca de 130 kg ajuda na dirigibilidade, especialmente para quem está começando.
Em segurança, a moto oferece freios a disco nas duas rodas e sistema de frenagem combinada na traseira — um diferencial positivo para a categoria.
E o futuro das customs acessíveis?
O mercado de motos custom vem mudando de perfil. Hoje, o segmento está mais voltado ao lazer, com modelos maiores, mais potentes e… mais caros. As opções de entrada, como a Chopper Road 150, têm perdido espaço.
Além disso, com a pressão ambiental, a tendência é que modelos simples, com tecnologia antiga, deem lugar a motos mais modernas — e eventualmente elétricas. A Haojue, inclusive, deve focar em motores com injeção eletrônica e eficiência energética para atender às normas e manter presença no Brasil.
Vale a pena comprar uma agora?
Se você está de olho em uma moto com visual clássico, manutenção barata e preço acessível, essa pode ser a última chance de comprar a Chopper Road 150. Ela custa a partir de R$ 14.580, e ainda está disponível em algumas lojas. Mas atenção: os estoques são limitados.
Apesar da descontinuação provável, o suporte pós-venda continuará por tempo indeterminado. Isso dá uma certa segurança para quem pensa em aproveitar a oportunidade — seja para uso urbano ou mesmo como moto de entrada no estilo custom.
E você, como avalia o fim deste modelo? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
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