Moto com motor a hidrogênio? Conheça o INÉDITO modelo da Kawasaki

O universo automotivo e duas rodas, cada vez mais, apresentam novidades modernas. Confira a moto com motor a hidrogenio da Kawasaki!

Cada vez mais o universo automotivo e duas rodas apresentam novidades disruptivas e modernas. Nesse sentido, confira a moto com motor a hidrogenio da Kawasaki!

Foto: Divulgação

Moto da Kawasaki a hidrogênio 

A Kawasaki realizou a primeira apresentação pública global de sua nova moto com motor a hidrogênio. 

A aparição foi promovida no Circuito da cidade de Suzuka, província de Mie, no Japão e representa a primeira empreitada do tipo por um fabricante de motos de produção em massa. 

O modelo faz parte da iniciativa da Kawasaki em neutralidade de carbono, que espera entregar em seu portfólio, uma moto neutra em carbono para os motociclistas no início dos anos 2030.

Projeção e construção

A moto da Kawasaki com motor a hidrogênio foi projetada e construída como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023. 

No entanto, os testes do modelo começaram este ano, resultando em uma apresentação pública no último dia 20 de julho no Japão. 

Nesta ocasião, foram colocadas à prova os detalhes técnicos do modelo que está equipado com motor a hidrogênio baseado no motor In-Line Four Supercharged de 998 cm³ da Kawasaki Ninja H2. 

Além disso, foram promovidas modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros. 

O chassi da moto foi projetado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.

Foto: Divulgação

Pegada de hidrogênio

Entre as principais atribuições da sua nova moto a hidrogênio, a Kawasaki tem prezado em seu desenvolvimento, pela produção de ronco e sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar, enquanto emitem água, por exemplo. 

Não estão no radar da Kawasaki, ‘’apenas’’ motocicletas com foco na combustão por hidrogênio, mas também produtos e serviços com foco na busca pela neutralidade de carbono, pauta conhecida do grande público quando o tema em voga é a compra de carros elétricos

Aliança para mobilidade limpa

Vale lembrar que a Kawasaki é membro da HySE (Hydrogen Small Mobility & Engine Technology), uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio ativa na realização de pesquisas sobre motores a hidrogênio. 

Além do estudo e desenvolvimento deste tipo de propulsor, a entidade busca aperfeiçoamento em temas como sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de mobilidade pequena movidos a hidrogênio, incluindo motos.

Confira também: Petrobras anuncia a primeira gasolina com carbono neutro do Brasil

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile