Moto com alteração? Veja o que pode lhe causar multa em uma blitz de fim de ano
Quem opta por modificar sua moto no fim de ano precisa saber qual tipo de alteração é permitido e qual pode causar multa. Veja!
Fim de ano é uma época em que muita gente aproveita para passear de moto. Além disso, alguns optam por modificar esses veículos. Veja qual tipo de alteração é permitido e qual pode lhe causar multa.
Alteração na moto pode causar multa
A alteração de uma moto pode ser algo liberado dentro do ponto de vista legal, assim como proibido em alguns casos.
Dessa forma, quem espera o fim do ano para passear com esse veículo precisa estar atento ao modo como ele trafega.
Segundo Antônio José Costa, assessor de assuntos econômicos do Sindipostos-CE, modificações como escapes esportivos, modificações no sistema de iluminação e remoção de itens de segurança podem ser ilegais.
Tais mudanças precisam seguir as especificações da legislação de trânsito e não podem descaracterizar as motos, o que prejudica na identificação e fiscalização.
Blitzes podem ser carrascos de motos modificadas
Apesar da exigência de se manter de acordo com a regulamentação de trânsito no dia a dia em qualquer eventualidade, as blitzes costumam ser implacáveis na fiscalização de motos modificadas.
Mais uma vez, é importante ressaltar que algumas modificações são permitidas, porém, para as alterações não regulamentadas, as blitzes são conhecidas por ações mais severas, com aplicação de multas e até mesmo apreensão das motos irregulares.
Antônio José Costa, explica que as blitzes agem para ‘’garantir a segurança viária e o cumprimento das leis’’.
”Além das penalidades financeiras, as alterações inadequadas ainda podem comprometer a segurança dele e de terceiros”, destaca Antônio José Costa.
Auto-verificação
Para evitar surpresas desagradáveis, o motociclista adepto de modificações precisa garantir regularmente se suas motos estão em conformidade com as regulamentações locais.
“Ao realizar qualquer alteração, mesmo que simples, é obrigatório que o motorista solicite uma documentação de autorização do DETRAN, onde posteriormente é realizada uma vistoria seguida de registro da mudança nos documentos Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)”, conclui o especialista.
Sendo assim, é importante que, antes de levar em conta se sua moto ficará mais bonita e estilosa, se ela estará dentro da lei.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.