Motivos que provam (ou não) que o Polo Track é um bom sucessor do Gol

Lançado neste ano para ser o sucessor do Volkswagen Gol, o Polo Track supre a lacuna deixada pelo modelo mais tradicional do país? Veja. 

Lançado neste ano para ser o sucessor do Volkswagen Gol, o Polo Track, afinal supre a lacuna deixada pelo modelo mais tradicional da montadora alemã no país? Veja.

VW Polo Track é o ”novo Gol” ou esse título é exagerado? (Foto: Divulgação)

Polo Track é mesmo o ”novo Gol”?

Vale lembrar que o Volkswagen Polo Track foi lançado de forma isolada das demais versões da linha, justamente para deixar claro a que ele veio: substituir o Gol.

Nesse sentido, o Polo Track foi criado sobretudo para ser o novo modelo de entrada da Volkswagen.

O hatch produzido em Taubaté (SP), foi construído sob a plataforma MQB com foco na robustez e durabilidade, além de design moderno para o modelo símbolo da mudança de estratégia da montadora no país.

Um dos últimos modelos Gol produzidos para o Brasil. Dá para sentir saudades? (Foto: Divulgação)

Afinal, o Gol foi superado?

O VW Polo Track, assim como o Gol, tem conjunto mecânico com motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros, além de câmbio manual de cinco velocidades.

Apesar do mesmo propulsor, o Polo Track se mostra mais econômico do que o Gol era (embora este não fosse ”gastão”). O modelo de entrada atual da VW registra até 15,4 km/l segundo o Inmetro.

Outro aprimoramento que o Polo Track traz em relação ao Gol é o aprimoramento do modelo para ser mais resistente que seu antecessor, bem leve e mais exposto a pancadas.

Graças ao ajuste principalmente na suspensão do veículo, o Polo Track é menos impactado com os problemas das vias que o Gol, ainda que o antigo modelo estivesse longe de ser um dos mais fracos do mercado, pelo contrário.

Em termos de equipamentos de série, o inovação que o Gol vinha evidenciando em suas últimas gerações não foi continuada pela Volkswagen, como forma de tornar o Polo Track acessível, mesmo que ele esteja acima dos R$ 80 mil.

Desta forma, o modelo conta apenas com itens básicos de segurança e conectividade em sua versão de entrada. Básico para os tempos atuais, mas ”ok” se comparado ao último Gol.

O design do Polo Track segue os inspirações do seu antecessor, com incrementos mais modernos e linhas esportivas, acompanhando a evolução da indústria automotiva.

Desta forma, não há como negar, apesar de mudar o nome e alguns atributos, o Polo Track não deixa de ser a ”reencarnação” do maior sucesso da Volkswagen.

Parecido? VW Polo Track tem linhas mais agressivas que o Gol, mas lembra muito o modelo clássico (Foto: Divulgação)

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile