Conheça os motivos que impedem o licenciamento de um veículo e como resolver
Veja as condições para pagar o licenciamento 2022. Condutor deve quitar demais impostos, como IPVA e possíveis multas, saiba mais
O licenciamento do carro é uma taxa que deve ser paga anualmente. A mesma serve para renovar o CRLV do carro. Porém, para ficar em dia com o tributo, o proprietário deve pagar integralmente as demais pendencias do veículo, como o IPVA e possíveis multas. Entenda os detalhes.
Licenciamento 2022: entenda os motivos para não conseguir pagar o imposto
O licenciamento é uma taxa anual que deve ser paga para renovar o CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular. No entanto, para que o tributo possa ser quitado, o proprietário deve estar em dia com as demais obrigações do veículo, como o pagamento de multas, caso existam, e do IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor.
Veja as condições para pagar o licenciamento 2022:
Quitação integral do IPVA de 2022;
O veículo deve ter sido licenciado no exercício de 2021 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas e DPVAT). Havendo débitos, deverão ser quitados;
O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas. Exemplos: bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão, etc), registro de furto ou roubo;
Se o veículo for movido a gás natural (GNV), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).
O pagamento do licenciamento 2022
O preço do licenciamento é estipulado pelo Detran, o Departamento Estadual de Transito do seu estado. Em São Paulo, por exemplo, esse ano, o mesmo terá valor de R$ 144,86.
A taxa pode ser recolhida nas Casas Lotéricas ou pelos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Daycoval, Itaú, Banco Mercantil do Brasil, Safra, Santander e Sicoob.
Emissão do CRLV
Após o pagamento do licenciamento, você poderá ter acesso ao documento. Nesse caso, ela pode ser feita de forma digital, podendo ser usado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CDT, ou imprimindo em folha A4.
Calendário de pagamento do licenciamento 2022 em São PauloO Detran de São Paulo explica que, após 24 horas o pagamento do licenciamento, você poderá ter acesso ao documento. O Garagem360 também já explicou como baixar e usar o CRLV-e no CDT, confira o vídeo abaixo:
Calendário para pagar a taxa em São Paulo
Para carros com final de placa 1 e 2, o licenciamento 2022 deve ser quitado até 31 de julho desse ano. Já para veículos com final placa 3 e 4 o mês de pagamento será agosto de 2022. Em setembro, os proprietários de placa 5 e 6 deverão realizar o licenciamento. Em outubro, será a vez de regularizar os veículos com placa 7 e 8. Por fim, no mês de novembro o devem licenciar os carros com final de placa 9 e em dezembro, carros com final de placa 0. Para os demais estados, confira aqui.
Licenciamento 2022 em São Paulo:
Final de placa – mês de pagamento
Final 1 e 2: julho
Final 3 e 4: agosto
Final 5 e 6: setembro
Final 7 e 8: outubro
Final 9: novembro
Final 0: dezembro
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.