5 motivos para não ter um Hyundai Creta e 5 para comprar

No começo da segunda metade da década passada, a Hyundai do Brasil anunciou o lançamento do Creta. No ano passado, a montadora sul-coreana inovou e lançou um modelo completamente novo. A nova geração possui diversos atributos, como a tecnologia. Mas alguns pontos negativos também existem. Assim, separamos 5 motivos para não ter um Hyundai Creta e 5 para comprar.

Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Hyundai

Motivos para não ter um Hyundai Creta e no que ele vale a pena

Este carro logo se tornou um dos mais vendidos da categoria. No ano passado, ele só ficou atrás do Jeep Renegade no ranking de SUVs compactos mais vendidos. De acordo com a Fenabrave, ele teve 64.759 unidades comercializadas.

A linha atual é formada por quatro versões diferentes. Os modelos estão custando entre R$ 117.690 e R$ 164.990. Vale lembrar que o modelo anterior ainda está à venda.

Estamos falando do modelo Action. O modelo possui alguns pontos positivos e alguns pontos negativos. Veja alguns pontos negativos e pontos positivos das duas gerações do Hyundai Creta.

Pontos Negativos

1 – Visual

Foto: Divulgação/Hyundai

Começamos falando de um assunto que geral um pouco de polêmica. O visual da novo Hyundai Creta foi alvo de vários comentários. Algumas pessoas gostaram. Mas ele entra nesta lista por conta que muitas pessoas não gostaram muito das alterações feitas pela marca. O carro ficou um pouco alinhado com alguns modelos no interior. A grade pro exemplo, ganhou um desenho hexagonal.

Ela pode ser tanto horizontal quanto em formato de cascata. Já os faróis foram divididos em seções diferentes. O mesmo aconteceu com as lanternas traseiras. Lembrando que um Creta com a frente do novo Tucson surgiu no mercado asiático. Resta saber se ele virá para o Brasil.

2  – Consumo

Alguns sites possuem um site para as pessoas darem suas opiniões sobre o veículo. E um tópico bastante comentado sobre o Creta é o seu consumo. Principalmente sobre os dados da primeira geração do modelo. Em um dos comentários, a pessoa diz que o consumo continua alto em cenários urbanos e rodoviários. Há reclamações sobre o novo modelo também.

3 – Preço do Hyundai Creta Action

Foto: Divulgação/Hyundai

A nova geração do Hyundai Creta foi lançada no ano passado. Mas a montadora sul-coreana decidiu manter a geração anterior em linha. O modelo Action faz o papel de “versão de entrada” do Hyundai Creta. Ele está custando R$ 106.990 (todo o Brasil, exceto São Paulo, Manaus e Zona Franca de Manaus). Mas aqui está um problema.

O mercado oferece algumas opções mais em conta e que oferece mais. O Caoa Chery Tiggo 3X Plus está custando R$ 104.490, por exemplo. Sem falar que o mercado de usados também oferece diversas opções mais interessante.

4 – Porta-malas

O porta-malas do SUV compacto da Hyundai é um outro ponto negativo do carro. Para essa nova versão, lançada no ano passado, ele saiu de 431 litros para 422 litros. Ou seja, nove litros a menos. Ainda é um tamanho muito bom, mas está atrás de seus principais concorrentes. O bagageiro do Nissan Kicks, por exemplo, tem espaço para 432 litros. Já o do Renault Duster tem espaço para 437 litros.

5 – Desempenho (primeira geração)

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Hyundai Creta
Foto: Divulgação/Hyundai

E para finalizar esta parte dos pontos negativos do veículo, falaremos de outro ponto reclamado por alguns donos do carro. Principalmente os modelos da primeira geração. Uma pessoa disse que ele sofre ao passar por subidas carregado. Outra diz que o motor 1.6 Flex (130 cv) é bom, mas recomendou o modelo 2.0 Flex (166 cv) para pessoas que precisam de desempenho.

Pontos positivos

1 – Espaço interno

Foto: Divulgação/Hyundai

Agora falaremos dos principais atributos do modelo da Hyundai. Desde a primeira geração, o Creta é conhecido por oferecer um bom espaço interno. Na primeira geração, o entre-eixos é de 2.590 mm. Enquanto isso, o Hyundai Creta da segunda geração possui um entre-eixos de 2.610 mm. Ou seja, bastante espaço para os cinco ocupantes.

2 – Custo-Benefício

Também podemos destacar o custo-benefício de quem compra o Hyundai Creta. O modelo de entrada Comfort está custando a partir de R$ 117.690. E ele traz um bom pacote de equipamentos. Dentre eles, podemos destacar a grade hexagonal com detalhes pretos, luzes diurnas em LED, painel de instrumentos digital de 3,5 polegadas, freios ABS com EBD.

Além disso, controle de estabilidade eletrônico, seis airbags, alarme, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, câmera de ré, direção elétrica, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, central multimídia de 8 polegadas.

3 -Tecnologia

Foto: Divulgação/Hyundai

Um atributo que entra para esta lista é a tecnologia. Com a chegada da nova geração, o Creta ganhou itens tecnológicos bastante interessantes. Destaque para a generosa central multimídia de 10,25 polegadas BlueNAV. Você pode emparelhar o seu smartphone por meio do Android Auto ou pelo Apple CarPlay, por exemplo.

Sem contar que você pode conferir as imagens transmitidas pelo Smart Camera 360º. O carro ainda pode trazer um painel de instrumentos digital de sete polegadas.

4 – Segurança

Foto: Divulgação/Hyundai

Alguns dos carros lançados pela Hyundai pelo mundo já estão saindo de fábrica com vários equipamentos de segurança. E aqui não é muito diferente. O novo Creta traz o Hyundai SmartSense.

Este é composto pelo Smart Camera 360º, pelo monitoramento de ponto cego, pelo assistente de permanência em faixa, pelo controle de velocidade adaptativo, pelo detector de fadiga, pelo farol alto adaptativo e pelo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda.

Outros equipamentos já são mais conhecidos. Dentre eles, podemos destacar os freios ABS com EBD, os seis airbags, o assistente de partida em rampa e entre outros.

5 – Desempenho (nova geração)

Por fim, falaremos do desempenho da nova geração. O Hyundai Creta pode ser encontrado em duas motorizações diferentes. As versões Comfort,, Limited e Platinum estão equipados com o propulsor 1.0 TGDI 12V DOHC Flex, que pode gerar uma potência máxima de 120 cv e um torque de 17,5 kgfm.

Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Já o modelo top de linha Ultimate traz um motor Smartstream 2.0 16V DOHC Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 167 cv e um torque máximo de 20,6 kgfm. O câmbio é o mesmo do modelo acima. Estes dois motores podem garantir uma boa experiência a bordo.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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