Moobie: app permite locação de veículos entre pessoas físicas

A Moobie é uma plataforma de compartilhamento de carros de pessoa para pessoa. Por meio dela, proprietários de veículos particulares podem ganhar dinheiro com seus veículos – eles cedem os carros por tempo pré-determinado a interessados e, em troca, recebem pagamento.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A locação ocorre de pessoa para pessoa (P2P) por meio de um app – disponível para Android e iOS. O condutor que precisa de um carro, cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, que é avaliada pelo time da Moobie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança da comunidade.

O proprietário cadastra o carro, que passa por uma validação na qual são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (fabricados a partir de 2008 e com menos de 100 mil km rodados), com outros critérios também avaliados pela equipe da Moobie.

Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, no qual pode verificar preço e solicitar a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a reserva na data especificada, de acordo com sua disponibilidade.

O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva. De acordo com a Moobie, nenhuma das partes tem de se preocupar com os detalhes da transação financeira, já que a gestão é toda da empresa.

No ato da entrega das chaves, é realizado um checkin no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido.

Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da Moobie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.

E para quem não tem carro e também quer economizar, uma boa pedida pode ser compar alguns dos modelos mais econômicos, em termos de gasto de combustível, do Brasil. Veja o álbum com os principais.

 

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile