Montadoras tradicionais que se cuidem, nova marca chinesa de carros elétricos visa a liderança
Marca chinesa está crescendo além do esperado com carros elétricos. É o momento das tradicionais ligarem o alerta.
Uma nova marca chinesa está tomando a frente na eletrificação dos carros no Brasil. O relatório “A Guerra das Correntes”, publicado pela gestora independente Kinea, revela como anda concorrência de carros elétricos no país.
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BYD é a marca chinesa que vai liderar a categoria de carros elétricos no Brasil
A princípio, a greentech BYD aparece como destaque em termos de eletrificação na mobilidade, em análise que compreende desde os nomes mais tradicionais no segmento automotivo até as novas marcas.
Um dos fatores importantes na avaliação envolve o modelo verticalizado da companhia para a produção de automóveis.
“Em primeiro lugar é uma empresa integrada na produção dos automóveis e baterias, com sinergias e ganhos de escala durante todo o processo, o que permite que a empresa traga produtos de qualidade a preços competitivos nesse mercado”, destaca o relatório.
Os países em destaque
De acordo com o documento, dois países estão se destacando e competindo pela supremacia de fontes de energia sustentáveis:
Estados Unidos, que através da Tesla teve papel fundamental na massificação dessa nova tecnologia. Além dele, a China, sede da BYD, a maior empresa do mundo na produção e venda de carros híbridos e elétricos, também tem grande influência no setor.
Ainda segundo a Kinea, “a empresa (BYD) tem fortes planos de expansão, tanto de sua capacidade de produção de veículos quanto de baterias. Com esse movimento, a BYD vem ganhando participação de mercado não apenas na China, mas também no mercado global”.
Apenas no mês de junho deste ano, a BYD vendeu 253.046 veículos eletrificados, um crescimento de 88,2% em relação ao ano anterior. No total, a venda de veículos eletrificados da BYD já ultrapassou a marca 4,6 milhões de unidades comercializadas.
Montadoras tradicionais precisam ligar o alerta
Enquanto algumas montadoras tradicionais estudam sair do país, a exemplo da Ford, as chinesas chegam. A GWM já tem fábrica em Iracemápolis – SP, onde vai iniciar a produção do Haval e da picape Poer. A BYD, comprou a fábrica de Camaçari para iniciar a produção do seu portfólio.
Carros elétricos mais baratos
Quando esses carros estiverem prontos, sairão da fábrica mais baratos, uma vez que não terá custos e impostos sobre a importação. E o que vai acontecer com as tradicionais?
A maioria ainda insistem nos modelos a combustão ou trazem para o Brasil elétricos caros, com pouca autonomia ou que estão sendo descontinuados em outros países, como é o caso do GM Bolt EV.
Por muito tempo elas acreditaram que não estávamos preparados para os carros eletrificados, mas a realidade é outra. Modelos acima de R$ 200 mil com vendas recordes, como o GWM Haval H6. Ou ainda o Dolphin, que foi lançado recentemente e bateu recordes de vendas em poucos dias.
Certamente, é um cenário em que as fabricantes precisam buscar uma solução rápida, tendo em vista que as chinesas não estão para brincadeira.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.