Recalls: modelo que mais passou por mais reparos custa R$ 1,2 milhão
Segundo uma pesquisa do aplicativo Papa Recall, o Mercedes AMG G63 esteve envolvido em quatro recalls, o maior número compreendendo um único modelo.
No primeiro semestre deste ano, o Mercedes AMG G63, avaliado em R$ 1,2 milhão, segundo a tabela Fipe, esteve envolvido em quatro campanhas, o maior número compreendendo um único modelo. Os dados são de pesquisa realizada pelo aplicativo Papa Recall, que alerta se o automóvel tem defeito de fabricação.
Montadoras que mais tiveram recalls
O Mercedes AMG G63 foram convocados para correção de defeitos de fabricação em portas dianteiras, turbocompressor, módulo de travamento diferencial traseiro e trava de segurança infantil traseira.
A Mercedes-Benz foi a montadora que mais realizou campanhas no primeiro semestre, marcado pela pandemia e o isolamento social. A empresa alemã foi responsável por 6 do total de 34 chamamentos realizados por 18 montadoras e que envolveram 85 modelos únicos de carros de passeio e comercial leves.
O número de companhias participantes representa queda de 21% em relação a igual período do ano passado, enquanto o total de modelos foi 36% menor. O Papa Recall ressalta que não houve campanhas em maio.
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Chamados das montadoras
Os três primeiros lugares entre as que mais realizaram campanhas foram ocupados por quatro montadoras: Mercedes Benz, BMW, Porsche e Fiat. Juntas, responderam por metade de todos os chamados.
O teto solar foi alvo de duas campanhas da Mercedes Benz. Uma envolveu o modelo A250 Vision 2018. A outra foi dirigida a modelos das linhas C, AMG, E, CLK e CLS. Outros recalls dessa montadora tiveram o objetivo de corrigir eventuais defeitos nas portas dianteiras (AMG G 63 – 2018), turbocompressor (modelos AMG, E, S e G63), módulo de travamento do diferencial traseiro (AMG G 63 -2018 e 19) e trava de segurança infantil das portas traseiras (AMG G63).
As quatro campanhas da BMW foram dirigidas à correção de defeitos em airbag do condutor (modelos 323, 328 e 330), no sistema Isofix (modelos X6), sistema de transmissão (M5 2019) e brake light (M6 Gran Coupé de 2013 a 2019).
Os chamamentos da Porsche buscam reparar problemas em luzes de alerta (911 Carrera 2019), sistema de combustível (Macan 2013 a 2018), risco de vazamento de combustível (Cayenne) e no sistema de transmissão (Cayenne e Cayenne Coupé 2019).
Na Fiat, foram identificados defeitos em coxins de absorção com risco de vazamento de combustível na Toro Diesel, nos sistemas de freios de todos os modelos do Mobi e no sistema de airbag e volante do Gran Siena Attractive 1.0 e 1.4.
Campanhas para correção em airbags
BMW – 323Ci, 323i, 328Ci, 328i e 330i
Nissan – Sentra, Frontier e Pathfinder
Subaru – Legacy, Outback, Impreza, WRX, STI e Forester
Chevrolet – Montana (2019)
Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (desativar airbag do motorista)
Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (substituir airbag do motorista)
Fiat – Grand Siena Attractive 1.0 e 1.4
Volkswagen – Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol, Voyage, Polo e Polo Sedan
Campanha para correção do sistema de combustível
Ford – Ranger 2.2L diesel (2019 e 2020)
CAOA – Chery Arrizo 5 1.5 turbo (2018 e 2019)
Fiat – Toro Diesel (2018 a 2020)
Porsche – Macan, Macan S, Macan GTS e Macan Turbo (2013 a 2018)
Audi – TT RS Coupé 2.5, TT S Coupé 2.0 e TT S Roadster 2.0 (2015 a 2018)
Peugeot – Expert (2017 a 2019)
Citroën – Jumpy (2017 a 2019)
Porsche – Cayenne Turbo, Cayenne Turbo S E-Hybrid,
Cayenne – Turbo Coupé e CayenneTurbo S E-Hybrid Coupé
30 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020
Se antes do início de 2020 as previsões eram otimistas, o cenário real do mercado automotivo não é dos melhores. A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e chegou até a paralisar a produção das fabricantes. Mesmo assim, o Chevrolet Onix encerrou mais um semestre na ponta da tabela. E sua vantagem é tão grande que será difícil algum veículo superá-lo até o final deste ano.
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