Montadoras chinesas pretendem se instalar no Ceará e iniciar produção em 2026
Saiba detalhes sobre as fabricantes chinesas que devem desembarcar em solo brasileiro
A indústria automotiva brasileira ganhará mais duas montadoras chinesas. Logo abaixo, o Garagem360 revela os principais detalhes. Acompanhe!
Saiba as novidades sobre as fabricantes chinesas

Uma nova operação, que terá duas montadoras chinesas, foi revelada pela Comexport, companhia que, agora, é responsável pelo antigo complexo industrial da Troller, em Horizonte, no interior do Ceará.
Em entrevista ao portal Auto Data, Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, revelou que, no segundo semestre deste ano, uma fabricante chinesa começará a produção no complexo de Horizonte.
De acordo com Teixeira, em 2026, um segundo modelo desta montadora será incluído na linha de montagem. Além disso, no segundo semestre do mesmo ano, outra fabricante chinesa deverá desembarcar em solo brasileiro. Assim, elas se juntariam a BYD, Chery e outras montadoras asiáticas que já atuam por aqui.
Leia também:
-
Geely anuncia 5 novos carros para o Brasil e rival do Dolphin Mini está entre eles
-
Fiat Cronos tem problema que facilita furto e deixa proprietários sem dormir
-
Renault Duster 2026: 5 prós e contras do SUV que custa a partir de R$ 130 mil
O que ainda falta definir sobre as fabricantes chinesas?
Os detalhes da operação ainda não foram divulgados devido a questões técnicas. Porém, a companhia informou que detalhes serão revelados em breve.
Segundo fontes do portal, que não quiseram se identificar, o contrato entre a Comexport e a empresa chinesa já está pronto. Portanto, faltam somente as assinaturas para que ele entre em vigor.
“Temos capacidade de oferecer a mão de obra mais qualificada do Brasil e uma infraestrutura que qualquer parceiro global procura. Com o espaço que está sendo desenvolvido no Pace, seremos tão competitivos em termos de custo quanto qualquer outra região do Brasil”, destacou Rodrigo Teixeira.
Até o momento, não foram reveladas quais seriam as novas fabricantes chinesas. Na verdade, fica até difícil fazer apostas, uma vez que são mais de 100 montadoras no mercado asiático. Vamos aguardar.
E você, como avalia a presença de novas fabricantes no mercado brasileiro? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Linha 2026 da Caoa Chery tem preços reduzidos; SUVs partem de R$ 119.990