Montadora chinesa é referência em qualidade de carros novos
Montadora chinesa com fábrica no Brasil ganha prêmios com dois carros no China Initial Quality StudySM (IQS)
A montadora chinesa Chery está entre as mais bem avaliadas pela J.D. Power. A consultoria divulgou o 2023 China Initial Quality StudySM (IQS), um estudo que avalia uma série de itens importantes para os futuros proprietários de veículos à combustão.
Chery é a montadora chinesa número 1 do IQS
O estudo envolveu 48 marcas chinesas e 230 modelos que passaram por testes por períodos entre 2 a 6 meses.
E dessas marcas, a Chery Automobile ficou com o primeiro lugar no quesito qualidade dos carros novos, com dois modelos: o Tiggo 5X e o Arrizo 6 (nomeado como Arrizo5 PLUS na China).
Essa não é a primeira vez que a marca se destaca no IQS, já que em 2022, ficou em segundo lugar no ranking. Agora, chegam ao topo com dois carros de uma vez. O Tiggo 5X na categoria SUVs e o Arrizo 6 na de sedans compactos.
A princípio, para chegar aos resultados, a consultoria J.D. Power avaliou 218 itens em 9 categorias:
- aparência externa
- interior do veículo
- experiência de condução
- sistema de configuração/controle/painel de instrumentos
- sistema de entretenimento
- ar-condicionado
- assentos
- trem de força
- assistência ao motorista
Nos últimos anos, a Chery Automobile tem se destacado nas principais premiações da J.D. Power na China.
Na categoria “Estudo de Desempenho, Execução e Layout Automotivo da J.D. Power de 2023 (APEAL)”, os veículos da linha Tiggo 7 e Tiggo 8 ficaram no topo das categorias dos segmentos de SUVs econômicos de tamanho médio e SUV de tamanho médio, respectivamente.
Além disso, receberam prêmios que confirmaram plenamente a força e excelente qualidade dos produtos da marca.
Presença no Brasil
A Chery chegou no Brasil em 2009 com a parceria com a CAOA, inicialmente como importadora com sede em Salto, interior de SP.
Em 2017, juntas, as empresas inauguraram a fábrica da CAOA Chery no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. Na ocasião, o investimento inicial foi de R$ 1,2 bilhão.
Atualmente, saem da fábrica de Anápolis, os modelos CAOA Chery Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8.
Ademais, a parceria rende bons frutos, tanto com a fabricação quanto com a importação de veículos. A linha de veículos conta com compactos, sedãs e SUV´s, com motores à combustão e sistemas híbridos e elétricos.
Os modelos se destacam pelo design, tecnologia e consumo. Além disso, a marca conta com todo um pós-venda que valoriza a relação empresa/ consumidor.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.