Monitorar a qualidade do combustível e o consumo do seu carro? Saiba como fazer isso
O ICL lançou uma planilha capaz de te ajudar a monitorar o consumo e qualidade combustível usado no abastecimento.
O Instituto Combustível Legal, o ICL, lançou uma planilha capaz de te ajudar a monitorar a qualidade do combustível, bem como o consumo. Veja como funciona e como o uso dela pode te ajudar.
Veja como é possível monitorar a qualidade e consumo do combustível usado
O Instituto Combustível Legal, o ICL, lançou uma planilha gratuita para que o motorista possa controlar o consumo de combustível do carro.
Além disso, através do arquivo disponibilizado pela entidade, é possível verificar que o combustível utilizado é de boa qualidade, e se está recebendo a quantidade exata que foi solicitada.
A planilha contém os seguintes campos para preenchimento: nome do posto, data do abastecimento, quilometragem (inicial e final), tipo de combustível, condições de tráfego, preço do litro e quantidade abastecida.
“Ao preenchê-los, o usuário pode acompanhar os somatórios gerados automaticamente para os valores de abastecimento, de litros abastecidos e, também, o valor médio por litro.” Explica o ICL.
Resultados podem variar de acordo com a condução
Porém, é válido lembrar que os resultados da planilha podem variar, dependendo de como se dirige, e das condições do trânsito. Afinal, em casos de direção mais bruta, o com arrancadas mais fortes e aceleradas constantes, o motorista tende a gastar mais combustível.
O ICL convidou o especialista Gilberto Pose, engenheiro e coordenador técnico de combustíveis da Raízen, para explicar como usar o material. Ele ressalta que um ponto-chave e fundamental para ter um bom monitoramento é completar o tanque. Além disso, é preciso manter sempre um padrão de abastecimento:
- Reabastecer nos mesmos postos (no máximo três diferentes);
- De preferência, abastecer em locais planos;
- Atenção ao modo como os frentistas executam o serviço;
- Complete o tanque até que o automático da bomba dispare “click”.
O que deve ser considerado ao calcular o consumo de combustível
Alguns pontos devem ser considerados, como a quilometragem que o carro faz por litro, indicada no manual do proprietário. Como exemplo, de um veículo faz 10km/l e sua viagem será de 300km, então a expectativa é gastar 30 litros de combustível.
“Essa estimativa é importante para ver se bate com os dados da planilha, e ajuda na checagem da posição do ponteiro ao final da viagem.” Informa o especialista.
Outro detalhe importante é observar variações muito grandes de consumo entre trajetos parecidos. Nesses casos, o baixo rendimento pode sugerir uso de combustível de qualidade duvidosa ou adulterado, além de uma possível fraude de quantidade.
“Anotar o tipo de ambiente ajuda, pois o modo de dirigir em cada estrada tem influência sobre o consumo.” alerta Pose.
Dicas para evitar o consumo desnecessário de combustível
Algumas práticas de condução também são essenciais para ajudar a evitar o consumo de combustível, como calibrar os pneus a cada quinze dias, conforme orientam os manuais; não ficar acelerando enquanto aguarda o semáforo ficar verde e evitar ‘chorinho’ e observar a espuma no tanque.
Sobre essa última, uma dica do engenheiro é pedir ao frentista para colocar o gatilho da bomba no automático e no primeiro entalhe, de forma que a lâmina trave a bomba para fazer o abastecimento.
Assim, o bico fica aberto, enchendo o tanque, “e o frentista vai fazer outra coisa, calibrar pneu, passar uma água no vidro”, lembra o especialista.
De acordo com Pose, essa é uma forma de deixar a bomba com velocidade de vazão mais baixa, evitando a formação de espuma dentro do tanque.
“Quando a espuma se forma, ela toca a ponta do bico da bomba e desarma o gatilho. Se a espuma se forma muito rápido, coloco menos produto dentro do tanque e isso afeta a minha conta”, diz.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.