Modelo clássico da Renault comemora 50 anos
Renault 16 chegou ao mercado em 1965 com design inovador para a época
Meio século. Essa é a idade de um dos mais notórios carros que fazem parte da história da indústria automobilística mundial. O Renault 16 nasceu em 1965 em meio ao boom econômico do pós-guerra na Europa. Com linhas inéditas, o automóvel francês surgiu como um inovador carro de família.
De acordo com informações oficiais da fabricante, foram produzidas 1.851.502 unidades do modelo, sendo que pouco menos da metade foi vendida dos Estados Unidos. Assim, o Renault 16 tornou-se um dos principais impulsos para a ascensão comercial da montadora.
O grande destaque do veículo era seu visual, que trazia uma nova característica para os “carros voltados para a família”. Na motorização, a versão original tinha propulsor com 55 cv de potência. Em 1968, a força aumentou para 85 cv. De 1973 até 1980, quando a produção foi encerrada, estavam disponíveis motores de 93 cavalos de potência e 175 km/h de velocidade.
Em 1966, um ano após seu lançamento, ele foi classificado como “carro do ano” superando, até mesmo, o Rolls-Royce Silver Shadow, modelo considerado favorito ao título.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.