Mobi, Kwid e C3: qual carro “baratinho” vale levar para casa?

Confira aqui uma análise dos potenciais do Mobi, Kwid ou C3, suas características, versões e qual vale mais a pena comprar hoje.

É certo que não existe carro 0 km barato no Brasil. No entanto, Mobi, Kwid ou C3 são os carros mais baratos disponíveis hoje no País. Ocupando um nicho quase idêntico no mercado, é natural vermos uma briga entre eles. 

Assim, em meio a uma escolha que parece ser bem difícil, esta análise visa clarear um pouco as coisas e te ajudar na compra.

O Fiat Mobi trekking é uma opção mais completa do carro mais barato da italiana (Imagem: Divulgação/Fiat)

Qual escolher: Mobi, Kwid ou C3?

Antes de escolher o melhor modelo dos três mais baratos do Brasil, precisamos destrinchar o que cada um oferece.

Assim, abaixo está uma lista bem completa do que cada um possui em suas diferentes versões para que você leia com atenção e tire as próprias conclusões.

Ao final, trago uma análise de cada e qual pode ser a melhor opção para quem deseja economizar.

Fiat Mobi

  • Versões:

    • Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 71.990

    • Fiat Mobi Trekking 1.0 – R$ 74.990

  • Motor Fire 1.0 EVO 8V Flex

  • Potência: 74 cavalos (cv) a álcool e 71 cv a gasolina

  • Torque máximo: 9,7 kgfm (álcool) e 9,7 kgfm 9,3 (gasolina)

  • Velocidade máxima: 152 km/h

  • Dimensões:

    • 3,55 metros de comprimento

    • 1,66 m de largura

    • 1,52 m de altura

    • Entre-eixos de 2,3 m

  • Porta-malas de 235 litros

  • Aproveitamento com gasolina: 13,5 km/l na cidade, 15 km/l na estrada

  • Aproveitamento com álcool: 9,6 km/l na cidade, 10,4 km/l na estrada

  • Ambas versões vem equipadas com:

    • ASR (Controle de Tração)

    • ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)

    • Hill holder (Assistente de partida em rampa)

    • Ar condicionado

    • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)

    • Airbag duplo (motorista e passageiro)

    • Freios ABS com EBD

    • Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas

  • Modelo Trekking adiciona itens como:

    • Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda

    • Calotas exclusivas (escurecidas)

    • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)

Pontos positivos

  • Muitos itens de tecnologia mesmo na versão de entrada;

  • Versão mais equipada ainda relativamente barata.

Pontos negativos

  • Menor porta-malas dos três.

Renault Kwid

O Renault Kwid é muito visado como um carro barato e prático (Imagem: Divulgação/Renault)
  • Versões:

    • Zen – R$ 72.640

    • Intense – R$ 75.530

    • Intense Back Biton – R$ 78.630

    • Outsider – R$ 78.430

  • Motor 1.0 12V SCe flex

  • Potência: 71 cv com etanol e 68 cv a gasolina

  • Torque: 10 kgfm a etanol e 9,4 kgfm a gasolina

  • Aproveitamento com gasolina: 15,3 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada

  • Aproveitamento com álcool: 10,8 km/l na cidade, 11 km/l na estrada

  • Velocidade máxima: 156 km/h

  • Dimensões:

    • 3,68 metros de comprimento

    • 1,58 m de largura

    • 1,48 m de altura

    • Entre-eixos de 2,42 m

  • Porta-malas de 290 litros

  • Todas as versões vem equipadas com:

    • Ar-condicionado

    • Direção elétrica

    • Sistema de partida Stop&Start

    • 2 airbags frontais e 2 laterais

    • Controle eletrônico de estabilidade (ESP)

    • Auxílio de partida em rampa (HSA)

  • A partir da Intense temos:

    • Camêra de ré

    • Espelhamento de smartphones

    • Retrovisores com ajuste elétrico

    • Mudanças pontuais de design e aparência em cada uma

Pontos positivos

  • Melhor aproveitamento de combustível entre os 3;

  • Muitas opções, com diferentes preços, aparência e estilos.

Pontos negativos

  • Versão de entrada mais cara dos três;

  • Ergonomia e espaço interno muito criticado.

Veja também: Os 7 carros híbridos mais baratos do Brasil

Citroën C3

O C3 se torna a opção mais barata graças à oferta online da Citroën (Imagem: Divulgação/Citroën)
  • Versões:

    • Feel Pack 1.6 – R$ 99.990

    • Live Pack 1.6 – R$ 95.990

    • Feel 1.0 – R$ 83.990

    • Live Pack 1.0 – R$ 80.990

    • Live 1.0 – R$ 67.990 na compra online

  • Motor 1.0 Firefly (N3) Manual Flex e motor 1.6 16v Vti (Ec5) Automático Flex dependendo da versão

  • Potência: 75 cv com etanol e 71 cv a gasolina

  • Torque: 10,7 kgfm a etanol e 10 kgfm a gasolina

  • Aproveitamento com gasolina: 13,2 km/l na cidade, 14,5 km/l na estrada

  • Aproveitamento com álcool: 9,5 km/l na cidade, 10,3 km/l na estrada

  • Velocidade máxima: 160 km/h

  • Dimensões:

    • 3,98 metros de comprimento

    • 1,73 m de largura

    • 1,58 m de altura

    • Entre-eixos de 2,54 m

  • Porta-malas de 315 litros

  • Todos os modelos vem com:

    • Ar-condicionado

    • Hill Assist (assistente de partida em rampa)

    • Controle de tração

    • Controle de estabilidade

    • Direção assistida

    • Computador de bordo

  • Outras versões adicionam itens como:

    • Espelhamento do smartphone

    • Câmera de ré

    • Controle elétrico dos vidros dianteiros

  • Escolhido pelo Jornal Estadão como “Melhor Hatch Compacto” no Prêmio Mobilidade 2024

Pontos positivos

  • Muitas versões disponíveis com faixas de preço variadas, incluindo a mais barata dos três na compra online;

  • Porta-malas amplo e espaço interno consideravelmente maior que os rivais.

Pontos negativos

  • Pior aproveitamento de combustível dos três;

  • Versão de ponta com preço muito acima da média dos demais;

  • Carência de tecnologias para justificar as versões mais caras.

Veredito: Qual o melhor entre o Mobi, Kwid ou C3?

  • No geral, o Fiat Mobi oferece um kit equilibrado por um preço baixo. Apesar de ser compacto até demais, devendo em espaço, em tecnologia e aproveitamento de combustível ele se mantém a par dos demais analisados.

  • O Kwid, por sua vez, conta com versões bem equipadas para quem pode  gastar um pouco mais, mas perde o fôlego nas faixas mais elevadas. Apesar disso, ainda é o campeão em aproveitamento.

  • Por fim, o C3 é um potência – ele tem espaço, aproveitamento de combustível “okay”, um bom kit de tecnologia e preço muito baixo na versão básica. Assim, se equilibrar economia com recursos é o seu foco, escolher o Citroën C3 é uma decisão muito acertada.

Qual carro é mais econômico, Kwid ou Mobi?

  • Com relação ao aproveitamento de combustível o Renault Kwid é levemente mais eficiente que o Fiat Mobi, gerando mais economia no longo prazo.

Nenhuma análise é absoluta. Claro que, no final, escolher entre o Mobi, Kwid ou C3 depende totalmente de você, suas necessidades, objetivos, preferências e orçamento.

Apesar disso, nós do Garagem360 esperamos que os textos aqui possam te ajudar a se informar e fazer a melhor compra possível!

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile