Mobi, Kwid e C3: qual carro “baratinho” vale levar para casa?
Confira aqui uma análise dos potenciais do Mobi, Kwid ou C3, suas características, versões e qual vale mais a pena comprar hoje.
É certo que não existe carro 0 km barato no Brasil. No entanto, Mobi, Kwid ou C3 são os carros mais baratos disponíveis hoje no País. Ocupando um nicho quase idêntico no mercado, é natural vermos uma briga entre eles.
Assim, em meio a uma escolha que parece ser bem difícil, esta análise visa clarear um pouco as coisas e te ajudar na compra.
Qual escolher: Mobi, Kwid ou C3?
Antes de escolher o melhor modelo dos três mais baratos do Brasil, precisamos destrinchar o que cada um oferece.
Assim, abaixo está uma lista bem completa do que cada um possui em suas diferentes versões para que você leia com atenção e tire as próprias conclusões.
Ao final, trago uma análise de cada e qual pode ser a melhor opção para quem deseja economizar.
Fiat Mobi
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Versões:
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Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 71.990
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Fiat Mobi Trekking 1.0 – R$ 74.990
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Motor Fire 1.0 EVO 8V Flex
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Potência: 74 cavalos (cv) a álcool e 71 cv a gasolina
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Torque máximo: 9,7 kgfm (álcool) e 9,7 kgfm 9,3 (gasolina)
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Velocidade máxima: 152 km/h
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Dimensões:
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3,55 metros de comprimento
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1,66 m de largura
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1,52 m de altura
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Entre-eixos de 2,3 m
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Porta-malas de 235 litros
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Aproveitamento com gasolina: 13,5 km/l na cidade, 15 km/l na estrada
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Aproveitamento com álcool: 9,6 km/l na cidade, 10,4 km/l na estrada
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Ambas versões vem equipadas com:
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ASR (Controle de Tração)
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ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade)
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Hill holder (Assistente de partida em rampa)
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Ar condicionado
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Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
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Airbag duplo (motorista e passageiro)
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Freios ABS com EBD
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Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas
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Modelo Trekking adiciona itens como:
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Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda
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Calotas exclusivas (escurecidas)
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Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
Pontos positivos
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Muitos itens de tecnologia mesmo na versão de entrada;
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Versão mais equipada ainda relativamente barata.
Pontos negativos
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Menor porta-malas dos três.
Renault Kwid
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Versões:
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Zen – R$ 72.640
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Intense – R$ 75.530
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Intense Back Biton – R$ 78.630
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Outsider – R$ 78.430
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Motor 1.0 12V SCe flex
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Potência: 71 cv com etanol e 68 cv a gasolina
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Torque: 10 kgfm a etanol e 9,4 kgfm a gasolina
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Aproveitamento com gasolina: 15,3 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada
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Aproveitamento com álcool: 10,8 km/l na cidade, 11 km/l na estrada
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Velocidade máxima: 156 km/h
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Dimensões:
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3,68 metros de comprimento
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1,58 m de largura
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1,48 m de altura
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Entre-eixos de 2,42 m
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Porta-malas de 290 litros
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Todas as versões vem equipadas com:
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Ar-condicionado
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Direção elétrica
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Sistema de partida Stop&Start
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2 airbags frontais e 2 laterais
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Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
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Auxílio de partida em rampa (HSA)
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A partir da Intense temos:
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Camêra de ré
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Espelhamento de smartphones
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Retrovisores com ajuste elétrico
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Mudanças pontuais de design e aparência em cada uma
Pontos positivos
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Melhor aproveitamento de combustível entre os 3;
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Muitas opções, com diferentes preços, aparência e estilos.
Pontos negativos
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Versão de entrada mais cara dos três;
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Ergonomia e espaço interno muito criticado.
Veja também: “Os 7 carros híbridos mais baratos do Brasil“
Citroën C3
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Versões:
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Feel Pack 1.6 – R$ 99.990
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Live Pack 1.6 – R$ 95.990
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Feel 1.0 – R$ 83.990
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Live Pack 1.0 – R$ 80.990
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Live 1.0 – R$ 67.990 na compra online
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Motor 1.0 Firefly (N3) Manual Flex e motor 1.6 16v Vti (Ec5) Automático Flex dependendo da versão
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Potência: 75 cv com etanol e 71 cv a gasolina
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Torque: 10,7 kgfm a etanol e 10 kgfm a gasolina
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Aproveitamento com gasolina: 13,2 km/l na cidade, 14,5 km/l na estrada
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Aproveitamento com álcool: 9,5 km/l na cidade, 10,3 km/l na estrada
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Velocidade máxima: 160 km/h
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Dimensões:
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3,98 metros de comprimento
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1,73 m de largura
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1,58 m de altura
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Entre-eixos de 2,54 m
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Porta-malas de 315 litros
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Todos os modelos vem com:
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Ar-condicionado
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Hill Assist (assistente de partida em rampa)
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Controle de tração
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Controle de estabilidade
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Direção assistida
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Computador de bordo
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Outras versões adicionam itens como:
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Espelhamento do smartphone
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Câmera de ré
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Controle elétrico dos vidros dianteiros
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Escolhido pelo Jornal Estadão como “Melhor Hatch Compacto” no Prêmio Mobilidade 2024
Pontos positivos
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Muitas versões disponíveis com faixas de preço variadas, incluindo a mais barata dos três na compra online;
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Porta-malas amplo e espaço interno consideravelmente maior que os rivais.
Pontos negativos
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Pior aproveitamento de combustível dos três;
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Versão de ponta com preço muito acima da média dos demais;
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Carência de tecnologias para justificar as versões mais caras.
Veredito: Qual o melhor entre o Mobi, Kwid ou C3?
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No geral, o Fiat Mobi oferece um kit equilibrado por um preço baixo. Apesar de ser compacto até demais, devendo em espaço, em tecnologia e aproveitamento de combustível ele se mantém a par dos demais analisados.
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O Kwid, por sua vez, conta com versões bem equipadas para quem pode gastar um pouco mais, mas perde o fôlego nas faixas mais elevadas. Apesar disso, ainda é o campeão em aproveitamento.
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Por fim, o C3 é um potência – ele tem espaço, aproveitamento de combustível “okay”, um bom kit de tecnologia e preço muito baixo na versão básica. Assim, se equilibrar economia com recursos é o seu foco, escolher o Citroën C3 é uma decisão muito acertada.
Qual carro é mais econômico, Kwid ou Mobi?
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Com relação ao aproveitamento de combustível o Renault Kwid é levemente mais eficiente que o Fiat Mobi, gerando mais economia no longo prazo.
Nenhuma análise é absoluta. Claro que, no final, escolher entre o Mobi, Kwid ou C3 depende totalmente de você, suas necessidades, objetivos, preferências e orçamento.
Apesar disso, nós do Garagem360 esperamos que os textos aqui possam te ajudar a se informar e fazer a melhor compra possível!
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.