Mitsubishi Motors apresenta série especial L200 Triton Sport Sertões 

A Mitsubishi Motors lançou a série especial L200 Triton Sport Sertões, edição limitada a 100 unidades, com o preço de R$ 299.990.

A Mitsubishi Motors lançou a série especial L200 Triton Sport Sertões, em comemoração à 30ª edição do maior rally das Américas, que começa nesta sexta-feira (26), em Foz do Iguaçu.

A Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões é uma edição limitada a apenas 100 unidades que será comercializada, sob encomenda, pelo preço de R$ 299.990. Com acabamentos e equipamentos exclusivos, o modelo foi desenvolvido em parceria com os organizadores da prova, tendo por base a versão HPE da picape.

Conheça a picape Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões

Versão especial traz detalhes na cor laranja (Foto: Leo Sposito/Mitsubishi Motors)

Por fora, a L200 Triton Sport Sertões traz carroceria na cor cinza concrete, com acabamentos em preto brilhante, cromado e laranja (da mesma tonalidade da logomarca Sertões).

O contraste de cores começa com as duas faixas laranjas que percorrem todo o capô do veículo. O protetor do cárter, na parte inferior da dianteira do modelo, também recebeu a cor laranja e combina com o acabamento preto brilhante presente na grade frontal.

Detalhes cromados estão presentes em toda a parte inferior dos faróis dianteiros e também dos faróis de neblina e luz de setas. Todo o conjunto torna a parte da frente da série especial arrojada e exclusiva.

A lateral segue com o mesmo contraste de cores e traz faixas laranja que percorrem toda a extensão da parte inferior das portas, terminando com o emblema “4x4” vazado na cor da carroceria. Da mesma cor laranja é o adesivo com a logomarca oficial do “Sertões”, colado na parte lateral da caçamba, alinhado com as lanternas traseiras.

O snorkel preto foi colocado logo acima do para-lama dianteiro direito e amplia ainda mais a capacidade de transposição da picape em terrenos alagados – de 600 para 700 milímetros – além de ser essencial em situação de tráfego em estrada com grande quantidade de poeira – as entradas de ar colocadas na parte lateral superior do acessório evita que a poeira do carro da frente entre diretamente no sistema de admissão de ar do motor.

As rodas de aro 17” foram pintadas em preto com um pequeno detalhe em laranja. Quando o carro está em movimento esse detalhe cria um belo visual. Elas receberam pneus Pirelli All Terrain Plus 265/65.

Abaixo das portas o estribo preto fosco também recebeu a logomarca do Sertões. O equipamento é integrado ao carro com a função de controle deslizante de rocha, ideal para veículos focados no off-road e que passam por diferentes tipos de pisos intensos, evitando assim danos a carroceria.

Mitsubishi L200 Triton Sport Sertões (Foto: Leo Sposito/Mitsubishi Motors)

A parte traseira é marcada pela logo do Sertões posicionada bem abaixo do escudo com a versão da picape – na tampa da caçamba, cuja maçaneta traz o acabamento cromado. A cor laranja foi aplicada em parte do acabamento do para-choques traseiro, exatamente onde se dá o acesso à caçamba.

O bagageiro também é exclusivo da série e traz a logomarca Sertões estampada. Pintado de preto fosco, o acessório amplia capacidade de carga da picape.

Interior com tecnologia e conforto

Central multimídia tem tela sensível ao toque de 7″ (Foto: Leo Sposito/Mitsubishi Motors)

O visual interno da edição especial L200 Triton Sport Sertões traz o mesmo apelo esportivo e robusto. Destaque para o revestimento do assoalho em borracha vulcanizada. Prático e de fácil lavagem, ele é ideal para situações fora de estrada.

O painel central recebeu detalhes de acabamento em laranja brilhante, assim como as saídas de ar e a moldura do sistema de transmissão. O contraste dos detalhes em laranja é evidenciado no revestimento das portas, todo na cor preta.

A tecnologia é um dos pontos altos do modelo. O sistema de infoentretenimento colocado no painel central é da marca JBL. Na série especial, o sistema recebeu uma tela de abertura exclusiva, com o logo Sertões e GPS offline – ferramenta extremamente útil em expedições em locais remotos sem cobertura de sinal de celular.

Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, a central multimídia tem conexão sem fio por Apple CarPlay e Android Auto.

O painel de instrumentos do motorista conta com display colorido que exibe as informações do computador de bordo.

Saídas de ar são personalizadas (Foto: Leo Sposito/Mitsubishi Motors)

O sistema de ar-condicionado é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar instaladas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferi-lo para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto.

O seletor de temperatura é digital de duas zonas, que permite a motorista e passageiro do banco da frente escolher temperaturas distintas para a cabine.

Os bancos têm revestimento de couro e ajustes elétricos para o motorista.

Conjunto mecânico

Câmbio automático tem 6 velocidades, modo de tração é escolhido pelo botão seletor (Foto: Leo Sposito/Mitsubishi Motors)

Debaixo do capô, a série especial L200 Triton Sport Sertões traz um sistema de transmissão automática de seis velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de aletas atrás do volante.

Sua relação de marchas foi calibrada para utilizar o torque máximo do motor em baixas rotações com o mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro.

O motor que equipa a L200 Triton Sport Sertões é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, e desenvolve 190cv de potência e orque de 43,9 kgf.m, força suficiente para uma excelente performance tanto dentro quanto fora de estrada.

O sistema de suspensão é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira.

A versão é equipada com o sistema Super Select 4WD-II (SS4-II), que oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

  • 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.
  • 4H – Preferência para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.
  • 4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência como terra e cascalho.
  • 4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

A L200 Triton Sport Sertões conta com o exclusivo Off-Road Mode. São quatro opções para tipos de piso diversos: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra. 

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.

Há também a função de Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, em velocidade controlada.

Para situações onde uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente, controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Sistema de Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile