Tags

Notícias

Mini 60 anos: relembre a trajetória do modelo que virou marca

Créditos: Foto: Divulgação
26 agosto, 2019
Leo Alves

Há exatos 60 anos, em 26 de agosto de 1959, o mundo presenciava o lançamento um dos carros mais emblemáticos da história da indústria. Naquele dia, na Inglaterra, o Morris Mini/Austin Seven foi apresentado oficialmente pela BMC, grupo que era dono de diversas marcas britânicas, incluindo Morris e Austin. Dessa forma, nascia ali o Mini atual, que virou marca própria e hoje pertence ao grupo BMW.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Mini 60 anos: o original

A primeira geração do Mini revolucionou por ser um carro pequeno, mas com espaço para quatro pessoas. Além disso, ele foi o primeiro automóvel a utilizar um motor dianteiro transversal. Ele tinha 3,05 m de comprimento, 1,41 m de largura e 1,35 m de altura. Seu peso era de 570 kg. Econômico, podia fazer até 20 km com um litro de gasolina.

Esta primeira versão do Mini passou por algumas evoluções ao longo dos anos, mas o projeto foi fabricado por 41 anos, saindo de linha apenas em 2000. E isso só aconteceu pois uma marca alemã tinha comprado o que restou da BMC, e que já tinha se tornado o Rover Group, nos anos 1990 — e tinha outros planos para o compacto inglês.

Era BMW

De todos os modelos que haviam no grupo Rover, apenas o Mini despertou a atenção da BMW. A ideia era transformar o pequeno carro em um luxuoso modelo de imagem, principalmente para atrair o público mais jovem. Foi neste período que a Mini passou a ser marca própria, ao mesmo tempo que o hatch original deixava de existir para dar espaço a um veículo mais novo e sofisticado.

Mini hatch e derivados

Em 2000 surgiu a primeira geração do Mini hatch. Maior que o clássico, ele trazia elementos que remetiam ao carro original, mas era um veículo completamente novo. Esta primeira fase ficou em linha até 2006, quando uma nova geração, ainda maior, foi lançada. Oito anos depois, em 2014, a terceira — e atual — geração do hatch foi lançada.

LEIA MAIS: Recall: FCA convoca Jeep Cherokee por problema na transmissão

Fiat Uno completa 35 anos; veja memes do modelo

Assim como aconteceu com o modelo clássico, o Mini moderno também deu origem a alguns derivados. A perua Clubman nasceu em 2007, enquanto que o SUV Contryman surgiu em 2010. Versões esportivas do hatch, como as que utilizam o sobrenome Cooper, além dos modelos conversíveis, foram outros derivados do modelo.

Para relembrar toda a trajetória da marca, confira na supergaleria do Garagem360 os modelos mais marcantes dos 60 anos da Mini.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.