Milhares de paulistas estão com o IPVA atrasado; como regularizar?

Existem quase um milhão de inadimplentes com o pagamento do IPVA desse ano no estado de São Paulo. Veja como regularizar a situação.

Atualmente o estado de São Paulo possui quase um milhão de proprietários de veículos inadimplentes em relação ao pagamento do IPVA, o que representa cerca de R$ 936.863.029,73 aos cofres públicos. Veja os detalhes e como se regularizar o IPVA.

Quase um milhão de condutores não pagaram o IPVA no estado de SP (Foto: Pixabay)

Cerca de um milhão de pessoas possuem o IPVA atrasado em São Paulo

Segundo os dados da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, a Sefaz-SP, cerca de um milhão de condutores estão em débito com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA desse ano.

Esse débito representa um total de R$ 936.863.029,73 aos cofres públicos. Quando recolhido, esse dinheiro é destinado às melhorias em serviços públicos como infraestrutura das cidades.

Já é a terceira vez que a Sefaz-SP notifica os condutores. É importante destacar que, o aviso não é feito através de correspondência, mas sim no Diário Oficial do Estado, onde é possível constatar todos os inadimplentes.

Como se regularizar com os débitos do IPVA

Caso esteja em dúvida referente às sua situação diante do pagamento do imposto, é possível realizar uma consulta online para averiguar quais os débitos estão em aberto. O mesmo também pode ser feito através da notificação do Diário Oficial do Estado.

Através do site da Secretaria da Fazenda do estado, é possível emitir o boleto para pagamento. Para esse acesso, será necessário ter em mãos o RENAVAM e a placa do veículo para consulta.

Os débitos poderiam ser usados em investimentos nas cidades (Foto: Pixabay)

Após o acesso liberado, e consulta de débitos realizados, clique na opção para emitir o boleto. Ela estará disponível na Guia para Regularização de Débitos, o GRD. O boleto já estará atualizado com todas as correções monetárias devidas, bem como juros e outros encargos.

Vale destacar que, há um juros de 0,33% ao dia de atraso a partir da data de vencimento. Esse juros pode chegar até 20% do valor total do imposto.

É importante destacar também que, é possível parcelar os débitos em atraso, mas é válido ressaltar que a opção acarretará em mais juros.

O que acontece com quem não paga o IPVA

As pessoas que não se regularizarem com a Sefaz-SP por conta da falta de pagamento do tributo, terão o nome incluído do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, o Cadim. Além disso, também serão inseridos na Dívida Ativa do Estado de São Paulo.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Não pagar o IPVA incide em multa?

Caso o condutor não tenha pago o tributo anual, em caso de autuação, ele não será multado por não ter pago o IPVA, mas sim por estar irregular com o licenciamento do veículo. Já que para licenciar o veículo, é necessário pagar o IPVA.

Ou seja, além de multa por falta de licenciamento, o carro será apreendido até que a situação se regularize e todos os débitos estejam em conformidade.

  • Você pode se interessar também por:

 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile