Metas ambientais da Toyota: empresa anuncia plano de ação até 2025

A Toyota do Brasil acaba de firmar um novo objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido no sétimo Plano de Ação Ambiental da empresa.

A Toyota do Brasil firmou um novo objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido no sétimo Plano de Ação Ambiental da empresa. Ele traz um conjunto de compromissos, dentro de seis desafios distintos, para temas como água, resíduos e emissões, com extensão de metas agressivas de reduções em cada elemento até 2025, sendo o início de sua execução a partir de 2021.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Metas ambientais da Toyota 

No Brasil, a empresa organiza ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental. Na sexta edição, que se encerra em dezembro deste ano, a Toyota registrou uma série de aprendizados, que traz um conjunto de contramedidas que visa preparar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no longo prazo.

O sétimo Plano de Ação Ambiental foi construído com base no Desafio Ambiental Global 2050 da Toyota, no qual tem como meta final estabelecer uma sociedade livre de carbono e convivência em plena harmonia com a natureza.

LEIA MAIS: JAC Motors lança picape e caminhão 100% elétricos
Volvo lança carregador doméstico para veículos híbridos e elétricos

Medidas tomadas no Brasil

No primeiro desafio da sétima edição do plano da operação brasileira, que diz respeito a emissões de CO2 provenientes de veículos comercializados pela marca, a companhia propõe aumento das vendas de modelos eletrificados no País.

A expectativa é atingir, até 2025, cerca de 166 mil unidades híbridas vendidas em todo território nacional. O aumento deste tipo de veículos circulando pelas cidades brasileiras, por sua vez, contribuirá para a redução de até 83 mil toneladas de CO2 na atmosfera, já que carros híbridos, como o Corolla, por exemplo, emitem até 30% menos gás carbônico, quando comparado com um modelo a combustão de mesmo porte.

No segundo desafio, a Toyota se compromete a trabalhar para engajar toda sua cadeia de valor na busca pela sustentabilidade. A empresa vem atuando no desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de avaliação, a fim de medir impactos de concessionárias, fornecedores, cadeia logística e demais parceiros de negócios, por meio de coleta de dados.

No terceiro desafio, a redução de impactos causados pelas operações industriais foi amplamente discutida. A meta é reduzir em 25% o total de CO2 emitidos na produção de automóveis, na comparação com dados de 2013 até 2025.

Além disso, reforçará o uso de energia elétrica 100% renovável nas quatro plantas industriais no País – São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas localizadas no Estado de São Paulo.

Utilizada como insumo na linha de montagem, o consumo de água é um dos eixos centrais do quarto desafio. A meta até 2025 é reduzir em 35% o uso de metros cúbicos por veículo que sai das suas fábricas, indo de 2,12 m3/veículo para um nível de utilização de 1,38 m3/veículo produzido.

No quinto desafio a empresa avança estudos para armar ciclos de reciclagem de veículos e, para isso, entregará um projeto de desmontagem funcional até 2025. Ao mesmo tempo, atuará para reduzir em até 25%, contando série desde 2013, o desperdício de materiais utilizados na produção de veículos que saem da linha de montagem, reaproveitando ao máximo cada insumo.

Por fim, com o desafio número seis, a companhia estreitará seu relacionamento com as comunidades por meio de projetos sociais que contribuam com engajamento e educação para práticas socialmente responsáveis.

As iniciativas deste sétimo Plano de Ação Ambiental da Toyota do Brasil colaboram diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas: 9 (indústria, inovação e infraestrutura); 11 (cidades e comunidades sustentáveis); 12 (consumo e produção responsáveis); 13 (ação contra a mudança global do clima).

Carros elétricos vendidos no Brasil

Na galeria, confira todos os modelos elétricos que são vendidos de maneira oficial no Brasil. Carros híbridos, por terem também um propulsor a combustão, ficaram de fora da lista.

 

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile