Mesmo sem poder comprar americanos demonstram crescente interesse em carros chineses

Novo estudo revela que 65% dos americanos conhecem marcas de carros chineses e mais da metade consideraria a compra. Saiba como a curiosidade cresce apesar das tarifas e restrições.

Apesar de um cenário político e comercial hostil, marcado por tarifas elevadas (mais de 100% em alguns elétricos) e restrições iminentes a software e hardware, o consumidor americano está demonstrando uma curiosidade cada vez maior pelos carros fabricados na China.

Mesmo sem poder comprar americanos demonstram crescente interesse em carros chineses

Um novo estudo da AutoPacific, divulgado em 23 de outubro de 2025, revela que, pela primeira vez, mais da metade dos consumidores americanos consideraria comprar um carro chinês se tivesse a oportunidade.

A conscientização do público americano sobre as marcas automotivas chinesas aumentou de forma impressionante:

  • Familiaridade: A porcentagem de consumidores americanos que conhecem pelo menos uma marca chinesa subiu de 52% em 2024 para 65% em 2025.

  • Consideração de Compra: Mais da metade dos entrevistados afirmou que consideraria a compra de um veículo chinês, um aumento significativo em relação ao ano anterior.

Robby DeGraff, gerente de insights de produtos e consumidores da AutoPacific, atribui o crescimento à maior cobertura da mídia e à inevitável interação com o conteúdo sobre essas marcas.

Mesmo sem poder comprar americanos demonstram crescente interesse em carros chineses – Foto: Divulgação

Gigantes de Tecnologia Lideram o Interesse

Embora a BYD seja a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, o estudo revela que são as empresas de tecnologia chinesas que mais chamam a atenção do consumidor americano:

Marca Chinesa % de Consumidores que Considerariam a Compra
Huawei 27%
Xiaomi 23%
BYD 19%

Outras montadoras como Great Wall Motors, Geely e Nio também atraíram interesse considerável, com porcentagens entre 13% e 16%.

Preocupações de Segurança Diminuem Lentamente

Embora o governo dos EUA justifique as barreiras comerciais citando riscos de segurança nacional e privacidade de dados, essas preocupações estão diminuindo entre os consumidores:

  • Segurança: O percentual de entrevistados preocupados com riscos de segurança caiu de 80% em 2024 para 77% em 2025.

  • Segurança Nacional: As preocupações relacionadas à segurança nacional caíram de 82% para 79%.

Leia aqui: Prometeu revolução? Nova tecnologia da Tesla ainda não é a direção 100% autônoma

A tendência indica que, apesar dos atritos políticos e das restrições de venda (de facto), o público americano está cada vez mais aberto e interessado nos veículos de alta tecnologia e preço competitivo que a China está produzindo.

Com o interesse crescendo, as marcas chinesas como BYD e Xiaomi podem se tornar globais. Se as tarifas fossem removidas, você consideraria trocar um carro americano por um chinês? Comente!

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.