Mesmo com o fim da produção local, Ford deixa legado no País difícil de combater
Mesmo com o fim da produção local, Ford deixa legado no País difícil de combater. Entenda mais sobre o mercado.
Há três anos, a Ford anunciou que descontinuaria a produção de carros no Brasil. Como resultado, a fabricante, que na época faturava com alguns sucessos de vendas, continuaria vendendo seus carros até durarem os estoques.
Ford ainda é relevante no mercado de usados
Com o fim das operaçõe locais, saíram de linha modelos conhecidos do público brasileiro, como EcoSport, ka (sedan e hatch), Fiesta, entre outros. O resultado foi uma série de incertezas, o que levou a desvalorização dos modelos.
E o brasileiro aproveitou. Com a promessa de manter o pós-venda e peças de reposição, muitas pessoas viram com bons olhos a compra de um carro que não só saiu de linha, mas que também não tem mais suporte da montadora.
Prova disso, é que até hoje os modelos da marca continuam entre os usados mais vendidos do país.
De acordo com dados da Fenabrave, a Ford ainda detém 8,82% do mercado de veículos leves usados de janeiro a agosto, atrás apenas das gigantes que ainda produzem veículos aqui – Fiat com 15,79%, GM com 18,87% e Volkswagen com 19,47% do mercado.
Dois modelos ainda permanecem no top 10 dos veículos de passeio usados mais comercializados de agosto: o Ka, com 21.655 unidades vendidas na nona posição, e o Fiesta, na décima com 18.362 vendas no mês.
O SUV EcoSport também se destaca com 13.243 unidades vendidas, mas só na vigésima posição do ranking.
Entre os comerciais leves, a marca perde a quarta posição para a Toyota nas vendas de janeiro a agosto. Em primeiro a Fiat com 34,39%, seguido de Volkswagen com 18,81%, GM com 16,68% Toyota com 8,78% e a Ford na quinta posição com 8,08% do mercado.
O modelo mais vendido da marca entre os comerciais leves em agosto foi a Ford Ranger com 7.683 unidades comercializadas na sétima posição do ranking. A F1000 só fica com a 17ª posição com 1.208 unidades.
Vale a pena comprar um carro usado da Ford?
A decisão de comprar um carro usado da Ford após o fim da produção no Brasil é uma questão que gera muitas dúvidas. Os modelos mais conhecidos valem a pena porque tem peças de reposição fáceis de achar.
O preço é o principal atrativo desses carros Ford. Hoje, temos o Ford Ecosport 2018 com motor 2.0 cotado na Fipe por R$ 73.097, por exemplo. Um dos concorrentes, o Hyundai Creta Prestige 2.0 é cotado a R$ 89.870.
No entanto, é preciso se atentar aos pontos negativos. A saída da Ford pode dificultar a aquisição de peças de modelos menos populares.
A desvalorização também é um ponto a se levar em consideração. Segundo o site Exame, a desvalorização média é de 11,5%, mas na troca a desvalorização chega a 20,85%, o triplo dos veículos da Chevrolet, com 7,01%.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.