Mercedes-Benz tem inicia as operações em nova central de peças de caminhões e ônibus em SP

A Mercedes-Benz deu um passo importante para modernizar sua operação logística de peças de caminhões e ônibus em SP. A marca inaugurou a sua nova Central de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva. 

A nova unidade, instalada em um galpão do condomínio logístico da HGLG, oferece diversas vantagens em termos de performance, eficiência e tecnologia. 

Mercedes-Benz inaugura nova central de peças de caminhões e ônibus em SP – Foto: Divulgação

 

Mercedes-Benz inaugura nova central de peças de caminhões e ônibus em SP

A antiga unidade de Campinas (SP) foi totalmente transferida para o novo endereço: uma posição privilegiada próximo ao Km 72 da Rodovia Bandeirantes, facilitando o acesso a importantes centros urbanos, como São Paulo, Campinas, Porto de Santos,  o Aeroporto Vira Copos, entre outros. 

As operações da nova central será feita em conjunto com a Penske Logistics, empresa de fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo.

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, diz Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. 

Segundo o executivo, essa é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck. A unidade deve armazenar cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. 

Ao todo o estoque conta com cerca de 8.000.000 de peças e seus números mensais chegam próximo de 1,5 milhão de peças distribuídas para o mercado interno e outros 50 países. São mais de 380 pontos de atendimento da Rede de Concessionários. 

Operação verticalizada – Foto: Divulgação

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Mais moderna

Desde a otimização do layout até o sistema de gestão, tudo foi repensado para trazer maior eficiência aos processos da nova central. Um exemplo é o pé direito de 12 metros, que juntamente com as novas empilhadeiras permitiram a verticalização do estoque. 

“Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema online de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição. E já estamos preparando o voice picking para implantação ainda este ano”, ressalta o executivo. 

Outra novidade é a implementação do voice picking, que facilita a seleção de peças por comando de voz, aumentando a produtividade e reduzindo risco de erros. 

O objetivo é aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças sejam separadas e enviadas com maior agilidade.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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