Mercedes é a primeira a ter carros com direção autônoma nível 3 nos EUA

A Mercedes-Benz terá carros com direção autônoma nível 3 nos EUA a partir deste ano; saiba como funciona a tecnologia

A Mercedes-Benz acaba de receber certificação de direção autônoma nível 3 nos EUA. Por lá, os primeiros modelos que terão a tecnologia aplicada serão os sedãs Classe S e EQS 2024. Ambos os veículos serão entregues no segundo semestre do ano.

Novidade vai estrear no novo Classe S e no elétrico EQS (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz terá carros com direção autônoma nível 3 nos EUA

A Mercedes-Benz anunciou que poderá aplicar a tecnologia de direção autônoma de nível 3 nos automóveis vendidos nos EUA, mais especificamente no estado de Nevada. A marca é a primeira montadora a receber a autorização estadual.

Conforme anunciado, o Drive Pilot, tecnologia da montadora responsável pela condução autônoma, foi aprovado e estará disponível para ser aplicado no Classe S e no EQS a partir do segundo semestre deste ano. Ainda de acordo com a marca, é possível que o Drive Pilot também seja aprovado no estado da Califórnia ainda em 2023.

Conheça o Drive Pilot, sistema de direção autônoma da marca

Os sistemas de direção autônoma são classificados em uma escala que vai 0 a 5. Nesse caso, a tecnologia da Mercedes-Benz é classificada como nível 3. Dessa forma, a marca explica que, em condições ideais, como em velocidades médias de 64 km/h (40 mph), o condutor pode ativar o modo autônomo por meio de um botão próximo ao volante.

Quando ativado, o sistema controla automaticamente a velocidade do carro, a distância em relação ao veículo da frente e permanece na faixa definida, isso tudo levando em consideração a rota estipulada, placas e sinais de trânsito na via, bem como outros veículos e pedestres.

O carro também está programado para responder em situações de emergência, como uma parada brusca no trânsito, onde o veículo ativa o sistema de frenagem autônoma, por exemplo.

A ativação do sistema é feita por meio de um botão no volante (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Ainda de acordo com a marca, a principal função do sistema de condução autônoma é aumentar o nível de segurança veicular. O funcionamento do Drive Pilot é baseado nos sensores e câmeras do pacote de assistência de condução da marca, além de contar com sensores adicionais, como uma câmera adicional posicionada na janela traseira do automóvel, e até mesmo sensores que detectam a umidade dos pneus.

Em situações extremas, onde o veículo calcula que não há mais a ação do condutor, ele automaticamente procura um local seguro para estacionar, ativa as luzes e emergência do carro e liga para o serviço de emergência, como polícia, bombeiros ou unidade de saúde, além de destravar as portas do carro para que o acesso seja liberado aos socorristas.

A localização exata de um Mercedes-Benz equipado com Drive Pilot é determinada por meio de um sistema de posicionamento de alta precisão, mais potente do que os sistemas GPS convencionais.

Com o sistema, motorista não precisa dirigir a partir de determinada velocidade (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Além dos dados coletados por sensores LiDAR, câmera e radares, um mapa digital fornece uma imagem tridimensional da estrada e arredores com informações sobre a geometria da estrada, características da rota, sinais de trânsito e eventos especiais de trânsito (por exemplo, acidentes ou obras rodoviárias), e todas essas informações são disponibilizadas e atualizadas em tempo real.

Este mapa de alta precisão difere dos mapas para dispositivos de navegação, entre outras coisas, por sua maior precisão por centímetro em vez do alcance por metro.

Acesso aos programas de interatividade

Além de aumentar os níveis de segurança, durante uma viagem com o Drive Pilot em ação, o condutor pode acessar através da central multimídia do veículo aplicativos que anteriormente seriam bloqueados durante a condução para evitar a distração, como apps de streaming, por exemplo.

Tecnologia tem um sistema de navegação mais avançado do que o GPS tradicional (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile